Governador diz que vai negociar demissões com a Ford
20 de Outubro de 2015 -Diogenes MatosApesar de dizer que pretende negociar demissões com a Ford, o governador Rui Costa extinguiu pelo menos três empresas do estado.
Após manifestação de cerca de 4 mil funcionários do Complexo Industrial Ford, na manhã desta terça-feira (20), em evento da montadora na Cidade do Saber, o governador da Bahia Rui Costa (PT) falou que pretende negociar com a empresa sobre a suposta demissão de 1.400 da Ford.A denúncia feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, durante protesto, pediu a intervenção de Rui. "Vamos receber uma comissão de trabalhadores, ver a intermediação com a Ford", disse. A empresa, localizada no Polo Industrial da cidade, transmitiu nota à imprensa afirmando que pretende "adequar o nível de produção à demanda do mercado", mas que não há nenhum anúncio de demissão até o momento."Eu entendo que nós estamos passando por uma crise econômica, as montadoras, no Brasil inteiro, estão fazendo ajustes. A informação que eu tenho é que a Ford está integralizando vagas e serviços que eram terceirizados. Ou seja, ela tem, dentro do complexo, várias empresas que prestam serviços para a Ford. E esses serviços a Ford está integralizando para fazer ela própria diretamente. E com isso ela vai otimizar uma quantidade de pessoas para reduzir custos e continuar competitiva", informou o governador.De acordo com o Sindicato, os funcionários em protesto, saíram do Polo, passando pela BA-093, pela Via Parafuso, até à Cidade do Saber. A categoria decidiu parar por 24 horas. A ideia era chamar a atenção do governador e do presidente da empresa na América do Sul, Steven Armstrong. Os dois estavam no local, nesta manhã, para o lançamento do Programa de Educação para Jovens, iniciativa da Ford em parceria com o governo estadual.A fábrica da Ford em Camaçari produz os veículos Ford Ka e Ka+ (sedã), e também o EcoSport. Além disso, a unidade fabrica ainda o motor 1.0 que abastece o Ford Ka.Jovens AprendizesLançado nesta terça, o Programa de Educação para Jovens pretende contemplar 100 jovens de 17 e 21 anos, todos da rede pública estadual de ensino. O programa foi lançado na Cidade do Saber, em Camaçari, com a presença do governador Rui Costa e do presidente da empresa na América do Sul, Steven Armstrong. O Educação para Jovens foi inspirado no programa estadual Educar para Transformar e é realizado em parceria com o instituições como o Sesi e o Senai.Demissões no EstadoApesar de afirmar que pretende negociar as demissões com a multinacional, o próprio governador Rui Costa, antes mesmo de tomar posse, esteve à frente de pelo menos três extinções de empresas do estado, o que vai gerar o desemprego de mais de 5 mil profissionais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e Empresa Baiana de Alimentos S.A (EBAL).Comentários
Outras Notícias
![Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois [Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238141/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
![Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador [Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238140/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos [Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238139/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
![Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto [Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238138/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
![Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil [Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238137/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
![UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento [UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238136/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
