Apesar dos protestos, senador do PSDB é eleito relator do impeachment
26 de Abril de 2016 -Maíra Limao senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi escolhido como presidente do colegiado.
Apesar dos protestos da bancada governista, o senador Antonio Anastasia (PSDB- MG) foi eleito relator na comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Parlamentares do PT e PCdoB alegam que o tucano estaria impedido de assumir a função visto que, o PSDB tem interesse no processo.Anastasia foi eleito por 16 a favor e cinco contra. Ele foi indicado pelo Bloco Parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV) após a proporcionalidade das bancadas ser adotada como critério para definir a composição do colegiado.Também na manhã desta terça-feira. 26, o o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi escolhido como presidente do colegiado.Durante a sessão, os senadores governistas tentaram evitar a escolha de Anastasia. Lira indeferiu questão de ordem apresentada pela senadora Gleisi Hoffmann(PT-PR) em plenário ontem para determinar o impedimento de Anastasia. “Nao há lacuna legal acerca das hipóteses de impedimento”, afirmou Lira.Gleisi argumenta que Anastasia já teria antecipação de juízo de valor sobre a culpa da presidente Dilma. O tucano é próximo ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e candidato derrotado por Dilma nas eleições presidenciais de 2014. A decisão de Lira foi referendada pela comisssão.Em questão de ordem no mesmo sentido - também negada por Lira e pela comissão - a senadora Vanessa Grazziotin(PCdoB-AM) afirmou que o advogado Flavio Henrique Costa Pereira, coordenador jurídico nacional do PSDB, assinou o pedido de impeachment e, portanto, qualquer parlamentar da legenda estaria impedido de assumir a relatoria.Apesar de ter recebido os questionamentos ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RN) deixou a cargo da comissão deliberar sobre os méritos.PrazosDe acordo com calendário anunciado por Lira, o texto será votado no colegiado dia 6 e no dia 11 no plenário. O prazo é um meio termo entre os 10 dias corridos defendidos pela oposição e os 10 dias úteis defendidos pelo governo."O relatório deverá ser apresentado no dia 4, logo em seguida terá participação da defesa e dia 6 a votação. No plenário, tem dois dias de interstício e dia 11 vota", disse antes de começar os trabalhos. De acordo com ele haverá trabalho todos os próximos dias pela manhã.Dos 21 titulares, apenas cinco apoiam Dilma. Para que o texto seja aprovado na comissão basta maioria simples, ou seja 12 votos. No plenário, também é maioria simples, com 41 votos. Se aprovado, a presidente é obrigada a se afastar do cargo por até 180 dias e quem assume é o vice Michel Temer.No plenário do Senado, a sessão é presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente o ministro Ricardo Lewandowski. Caso a maioria absoluta, 54 ou mais senadores, votar “sim” a presidente é afastada definitivamente. Caso contrário, ela reassume o comando do país.Comentários
Outras Notícias
![Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho [Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238641/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
![Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan [Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238640/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
![Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição [Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238639/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
![Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador [Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238638/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
![Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade [Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238637/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
![Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália [Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238636/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
