Ministro da Justiça nega haver 'ameaças concretas' a magistrados do TRF-4
20 de Janeiro de 2018 -Redação Piatã![Ministro da Justiça nega haver 'ameaças concretas' a magistrados do TRF-4 [Ministro da Justiça nega haver 'ameaças concretas' a magistrados do TRF-4]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/222638/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Boatos de que magistrados que julgarão o ex-presidente Lula são negados
O ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse não ter sido informado sobre "ameaças concretas" a magistrados que julgarão Lula na próxima quarta-feira (24/01) em Porto Alegre. Jardim falou com a imprensa no Palácio Piratini, na tarde desta sexta-feira (19/01), após assinar um convênio com o governo do Estado do Rio Grande do Sul e o município de Charqueadas para a construção de um presídio federal.
Segundo o ministro, há franca colaboração entre os órgãos de segurança estaduais e federais para "garantir a ordem e a constitucionalidade" no dia do julgamento, classificado pelo próprio ministro como "histórico". No entanto, Jardim evitou detalhar as ameaças notificadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) - o Tribunal da Lava Jato. "Não houve informação oficial. Estamos acompanhando o que está na internet para saber a plausabilidade", disse o ministro, evitando entrar no mérito sobre a origem das supostas ameaças. Ainda assim, Jardim ressaltou haver "muito discurso agressivo prometendo ações ilegais".
O governo federal colocou à disposição 130 homens da Força Nacional para atuar em Porto Alegre até o dia do julgamento. A Polícia Rodoviária Federal está mobilizada para fazer revistas em ônibus em todos os acessos à capital gaúcha. A Polícia Federal atuará na proteção dos magistrados. Ainda na tarde desta sexta, o ministro iria se reunir com o presidente do TRF-4 para tratar do esquema de segurança para o julgamento.
O secretário estadual de segurança Pública, Cezar Schirmer, acompanha as reuniões. A Brigada Militar será responsável pela proteção de prédios públicos, além da segurança nas ruas. Schirmer destacou o esforço da secretaria em se reunir com movimentos sociais e partidos políticos no intuito de garantir que as manifestações sejam pacíficas.
Comentários
Outras Notícias
![PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1 [PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238305/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1
03 de Março de 2026Foto: Divulgação/Ascom
![Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana [Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238304/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana
03 de Março de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
![Bahia inicia envio de vacina nacional contra dengue para todos os municípios [Bahia inicia envio de vacina nacional contra dengue para todos os municípios]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238303/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia inicia envio de vacina nacional contra dengue para todos os municípios
03 de Março de 2026Foto: Walterson Rosa/MS
![Bahia passa a contar com pontos de coleta para exame genético de alta complexidade no SUS [Bahia passa a contar com pontos de coleta para exame genético de alta complexidade no SUS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238302/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia passa a contar com pontos de coleta para exame genético de alta complexidade no SUS
03 de Março de 2026Foto: Rodrigo Nunes/MS
![Estudo na Bahia aponta que maioria dos homens acredita ter pênis acima da média [Estudo na Bahia aponta que maioria dos homens acredita ter pênis acima da média]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238301/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo na Bahia aponta que maioria dos homens acredita ter pênis acima da média
03 de Março de 2026Foto: Shutterstock
![Lula cobra Zema por não apresentar projetos para verba bilionária do Novo PAC em Minas [Lula cobra Zema por não apresentar projetos para verba bilionária do Novo PAC em Minas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238300/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula cobra Zema por não apresentar projetos para verba bilionária do Novo PAC em Minas
02 de Março de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
