Política

Representantes de Centrais sindicais criticam reforma da Previdência

21 de Março de 2019 - Redação Cabula agora
[Representantes de Centrais sindicais criticam reforma da Previdência]

Para demonstrar contrariedade à reforma da Previdência, a CUT convocou uma série de protestos para a próxima sexta-feira (22), Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência

A Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2019, que visa modificar o sistema de Previdência Social, entrou na pauta de discussão da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (18).  Na oportunidade, representantes mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) criticaram a reforma em tramitação no Congresso Federal.
Participaram da sessão na Câmara, Maria Cristina Brito (Sinergia-BA); Ana Angélica Rabelo (Sindilimp-BA) e Marilene Betros, vice-presidente da CTB-BA. De acordo com os grupos sindicais, a PEC dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social.
Primeira a fazer uso da tribuna, Maria Cristina demonstrou indignação e contrariedade às propostas que, segundo ela, retira principalmente direitos das mulheres. “Registro aqui o protesto a esta PEC nefasta de reforma previdenciária. A mulher gera, administra, cuida da família e ocupa mesmos espaços no mercado de trabalho, por isso precisamos de direitos iguais”, defendeu. 
Coordenadora do Sindilimp-BA, Angélica Rabelo ressaltou que a PEC nº 06/19 tende a prejudicar as trabalhadoras (maioria no setor) e os trabalhadores terceirizados. “Se a reforma trabalhista já é ruim para o funcionalismo público, imaginem para os terceirizados”, observou.
Para demonstrar contrariedade à reforma da Previdência, a CUT convocou uma série de protestos para a próxima sexta-feira (22), Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência.

PEC nociva

 Marilene Betros cobrou envolvimento da Câmara de Salvador em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Segundo a representante da CTB estadual, a proposta beneficia principalmente as instituições bancárias. Betros ainda questionou a veracidade do déficit previdenciário usado como justificativa para a PEC e sugeriu interesses do ministro Paulo Guedes (Economia) na reforma.
“Como o futuro da cidade passa por aqui (Câmara), os vereadores precisam trazer o debate para esta Casa”, disse Marta Rodrigues (PT), ao comentar a Tribuna. Para Moisés Rocha, também do PT, “além de afetar pobres e pretos, a reforma da Previdência vai afetar as mulheres”. O vereador Marcos Mendes (PSOL) classificou a PEC como a ação trabalhista “mais nociva desde a década de 40”. Já Odiodvaldo Vigas (PDT) condenou a reforma e afirmou que a iniciativa é fruto de “velha política e acordos escusos”.

Comentários

Outras Notícias

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

[Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe]
Fofoca

Virginia Fonseca altera nome nas redes após fim do casamento com Zé Felipe

09 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares]
Saúde

Anvisa emite alerta sobre riscos do uso de formol e similares em alisamentos capilares

09 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Tua Beleza

[Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]
Saúde

Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa

08 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

[Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]
Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp

08 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121