Bolsonaro afirma que decreto de armas foi feito “no limite da lei”
11 de Maio de 2019 - Redação Cabula agora![Bolsonaro afirma que decreto de armas foi feito “no limite da lei” [Bolsonaro afirma que decreto de armas foi feito “no limite da lei”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/224376/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O presidente Jair Bolsonaro afirmou ter ido “no limite da lei” com o decreto assinado esta semana que regulamenta a posse, o porte e a comercialização de armas e munições para caçadores, atiradores esportivos e colecionadores, os chamados CACs
Durante sua live no Facebook, na noite de hoje (9), ele rebateu as críticas feitas dizendo ter regulamentado o que pode dentro da lei. “Estão falando barbaridades em relação ao decreto. Não fui além do limite da lei. Não é apenas compromisso de campanha”. Segundo ele, o decreto demorou a sair pois o governo precisou ouvir vários interessados.
“A questão dos CACs demorou um pouco sim. Não é fácil, em um decreto, fazer justiça de forma rápida. Você consulta a questão jurídica, vai no Ministério da Defesa, no Ministério da Justiça, ouve atiradores, ouve gente do povo. E no limite da lei regulamentamos o que pudemos”.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse hoje que o decreto tinha “algumas inconstitucionalidades” e que o Legislativo poderá rever alguns pontos do texto. O Palácio do Planalto também defendeu a constitucionalidade do decreto dos CACs. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, é normal haver diferentes interpretações sobre o assunto.
“A constitucionalidade do Decreto 9875 foi analisada previamente à sua assinatura pelo presidente da República. A área jurídica do Palácio do Planalto considerou ser constitucional e o presidente da República chancelou o entendimento ao assinar o decreto. O direito não é uma ciência exata, a existência de interpretações diferentes é natural”, afirmou.
Decreto
Entre as novidades, o decreto amplia a diversidade de calibres de armas de uso permitido, incluindo semiautomáticas; aumenta a quantidade de compra de munições para armas de uso permitido (5 mil unidades por ano) e para armas de uso restrito (1 mil unidades por ano).
A nova norma estende a onze categorias o direito de porte de armas. Foram contemplados, entre outros, instrutores de tiros, colecionadores e caçadores; detentores de mandatos eletivos (Executivo e Legislativo), advogados e jornalistas que façam cobertura de pautas policiais.
O decreto abre o mercado e faculta a possibilidade de importação de armas de fogo, desde que autorizada pelo Exército, por diferentes instituições de segurança pública, empresas de comercialização de armamento e munições e pessoas físicas autorizadas.
Comentários
Outras Notícias
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237632/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237631/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
![STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia [STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237630/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia
07 de Julho de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial [BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237629/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial
07 de Julho de 2025Foto: Brics/Divulgação
![Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia [Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237628/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
06 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira [CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237627/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira
06 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023