” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela”, diz Suíca ao rebater posicionamento de Cátia Rodrigues.
22 de Maio de 2019 -Mara Silvany e Evilasio Sacramento![” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela”, diz Suíca ao rebater posicionamento de Cátia Rodrigues. [” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela”, diz Suíca ao rebater posicionamento de Cátia Rodrigues.]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/224473/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Vereadora do PSH afirma que projeto é inconstitucional
Em sessão ordinária na CMS, nesta quarta-feira, a vereadora Cátia Rodrigues (PSH), criticou o projeto do Estatuto da Igualdade Racial que tramita na casa há tempo. Em seu discurso, ela diz que projeto apenas contempla os negros de religião de matriz africana e que, por sua vez, acaba esquecendo dos negros de outras religiões, inclusive os ateus.
“Esse projeto fatia a raça negra. Ele dar privilégios aos negros de matriz africana. Os outros não serão contemplados. Eu nunca vi um racismo maior dentro do próprio estatuto. Isso rasga a constituição. Sou a favor do estatuto desde que contemple os negros de todas as religiões”, afirma Cátia Rodrigues.
O vereador Luíz Carlos Suíca (PT) que faz parte da Comissão de reparação da CMS, rebateu o posicionamento da edil e disse que é preciso voltar a história para entender o motivo desses negros serem contemplados: “O estatuto é o instrumento que vai favorecer a cidade. Não é um estatuto de um grupo de espírita e nem um grupo de candomblé. A gente precisa retificar a história. Precisa saber qual a religião que foi privilegiada e a que foi perseguida. Qual o povo que sofreu perseguição, que saiu da África em péssimas condições para sofrer aqui no Brasil?” Eu quero ver fazer esse tipo de discurso quando for pedir o voto na favela. Fazer esse tipo de discurso quando for pedir voto ao negro que está la sofrendo. Quem é que morre mais? É ele que está na beira da miséria. É muito fácil discursar, agora esse estatuto precisa ser aprovado e o prefeito ACM Neto, quando receber esse estatuto, possa melhorar o estatuto para colocar fundo, dinheiro e reconhecer que os 70% dos votos que ele teve nessa cidade, foi a maior parte, do povo negro”, concluiu.
A votação que estava marcada para hoje, foi adiada a pedido do vereador da bancada evangélica Luíz Carlos (PRB) para a próxima semana. Alguns vereadores foram contra o adiamento.
foto: Mara Silvany
Comentários
Outras Notícias
![Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato [Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238841/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
![Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas [Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238840/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
![Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow [Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238839/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha
![Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026 [Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238838/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
![Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil [Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238837/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
![Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978 [Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238836/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
