Suíca defende candidatura negra para Salvador e rebate Bolsonaro: "Temos orgulho de nossas origens”
06 de Junho de 2019 -Redação Cabula agora
Para o edil, a fala do político foi mais uma infelicidade dele nesses pouco mais de cinco meses de governo
O vereador e vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), voltou a defender uma candidatura negra para a prefeitura da capital nas eleições de 2020. Após debate nesta segunda-feira (3), em programa na TV, o petista disse que fará de tudo para que seu partido tenha nomes para pleitear o cargo maior do Executivo da primeira capital do Brasil. Suíca também rebateu o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que disse que “o PT gosta de pobre”. Para o edil, a fala do político foi mais uma infelicidade dele nesses pouco mais de cinco meses de governo. “Temos orgulho de nossas origens, e se o PT gosta de pobre tem que reforçar isso ainda mais indo para o lado dos movimentos sociais e do povo que tem sido rechaçado por esse governo retrógrado. Por isso que precisamos de uma candidatura que tenha a cara do povo, que represente o povo e que ele se sinta representado”.
Durante o debate na televisão, Suíca recebeu a coordenadora da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Nairobi Aguiar, a jornalista Luciene Reis, o vereador Moises Rocha (PT) e os presidentes dos blocos afros, Vovô do Ilê (Ilê Aiyê) e João Jorge (Olodum). Para Nairobi, “pensar em uma candidatura negra em Salvador, seja ela masculina ou feminina, é pensar de que forma que o negro foi constituído a sua representação e representatividade”. Ela diz que para além de representatividade, “uma pessoa negra em uma condição de gestão interfere no imaginário social”. Já Reis, usou como exemplo a votação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara para defender a igualdade. “Duas coisas ficaram evidentes no processo [votação], o avanço que o movimento negro tem feito na cidade na perspectiva de falar sobre os dados de desigualdade. O segundo ponto é que não estávamos disputando apenas um estatuto, era uma disputa de poder”.
Para Vovô do Ilê, é preciso utilizar a força do povo negro no processo de disputa para ter uma candidatura negra. “Nós precisamos de parar de cobrança que normalmente não é feita a outros candidatos brancos e quando deslumbra uma candidatura negra vem uma série de exigências. Essa reparação já passou da hora”. João Jorge também defendeu o processo. “Candomblé, capoeira, blocos afros e afoxé, mulheres negras. Nós temos 82,7% da população descendente de africanos. Salvador é umas das 100 maiores cidades de população negra no mundo. E é a única que se dá ao luxo de não ser governada por uma prefeita ou prefeito negro”, salienta. O vereador Moises aponta para o processo de desigualdade que vive o país e usa a história para fundamentar sua posição. “O único prefeito negro que tivemos foi de agosto 78 a abril de 79 - que foi Edvaldo Brito. Elegemos uma maioria de vereadores, deputados e não conseguimos ter candidato a prefeito da cidade”.
Comentários
Outras Notícias
![Obesidade cresce mais de 100% no Brasil em duas décadas, revela levantamento do Ministério da Saúde [Obesidade cresce mais de 100% no Brasil em duas décadas, revela levantamento do Ministério da Saúde]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238292/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Obesidade cresce mais de 100% no Brasil em duas décadas, revela levantamento do Ministério da Saúde
27 de Fevereiro de 2026Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
![Sesab reclassifica caso suspeito de Mpox na Bahia e confirma apenas um paciente no estado [Sesab reclassifica caso suspeito de Mpox na Bahia e confirma apenas um paciente no estado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238291/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab reclassifica caso suspeito de Mpox na Bahia e confirma apenas um paciente no estado
27 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / EBC
![Câmara dos Deputados aprova tratado comercial entre Mercosul e União Europeia [Câmara dos Deputados aprova tratado comercial entre Mercosul e União Europeia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238290/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Câmara dos Deputados aprova tratado comercial entre Mercosul e União Europeia
27 de Fevereiro de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Clássico Ba-Vi tem data confirmada no Brasileirão após queda do Bahia na Libertadores [Clássico Ba-Vi tem data confirmada no Brasileirão após queda do Bahia na Libertadores]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238289/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Clássico Ba-Vi tem data confirmada no Brasileirão após queda do Bahia na Libertadores
27 de Fevereiro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato [Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238288/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato
26 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março [Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238287/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março
26 de Fevereiro de 2026Foto: Igor Santos/ Secom PMS
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
