Política

Suíca ataca Bolsonaro e decretos de armas: “A rainha da Inglaterra sabe comandar uma nação”

26 de Junho de 2019 -Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca ataca Bolsonaro e decretos de armas: “A rainha da Inglaterra sabe comandar uma nação”]

revogação de dois decretos e a apresentação de três outras novas medidas que versam sobre aquisição, porte, e comercialização de armas e munições deixaram o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), ainda mais preocupado com os índices de violência no país.

Nesta terça-feira (25), após saber das notícias, o edil petista questionou e atacou o governo federal por não conseguir ter pauta para melhorar a vida do povo ou superar o número de desempregados no país. “A rainha da Inglaterra sabe comandar uma nação. Bolsonaro não sabe nem fazer uma compra no mercado, isso é uma piada. Ele não pode é sempre culpar alguém por suas derrapadas. Armas não são a solução, livro na mão e comida que são”.

 

Segundo análise do parlamentar soteropolitano, os três novos decretos do porte de armas contêm as mesmas “inconstitucionalidades” apontadas por parlamentares, como a concessão do porte para determinadas categorias, sem uma análise individual de cada caso. “Pelo que tenho analisado, o ponto de maior resistência no Congresso Nacional para aprovar essas medias de Bolsonaro é o decreto que aponta para que integrantes de cerca de 20 categorias tenham direito ao porte de armas, a liberação para a compra de até 5 mil munições e o acesso a armas de alto impacto e de grosso calibre, o que pode abrir brechas até para a compra de armas como fuzis”, diz Suíca utilizando trecho de reportagem sobre o assunto da Agência Brasil.

 

Para o petista, os textos apresentados são todos bem parecidos com os já rejeitados no Congresso. “Ao invés de procurar suprir as necessidades básicas de um povo, de investir em políticas públicas, o presidente quer armar a população para que as pessoas se matem ainda mais nas ruas. Isso vai potencializar a morte de camponeses, de indígenas e de muita gente pobre e inocente. Sem contar que a indústria da arma deve entrar com força no país, com publicidade, propaganda e lobbys. Não é possível que um governo tenha esse tipo de comportamento. Isso é incentivar uma guerra civil, não tem cabimento”, complementa.

 

Comentários

Outras Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

[Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador]
Economia

Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador

30 de Outubro de 2026

Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |

[Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado]
Política

Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado

30 de Outubro de 2026

Foto: Deezer/ Instagram

[Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura]
Bahia

Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura

30 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento]
Saúde

Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento

30 de Outubro de 2026

Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias