Comissão conjunta na AL-BA aprova empréstimo de Rui Costa; oposição vota contra
27 de Agosto de 2019 - Redação Cabula agora![Comissão conjunta na AL-BA aprova empréstimo de Rui Costa; oposição vota contra [Comissão conjunta na AL-BA aprova empréstimo de Rui Costa; oposição vota contra]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/225640/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A proposta foi aprovada, com os cinco votos contrários da oposição, e agora vai seguir para o plenário da Casa.
O pedido de empréstimo de US$ 40 milhões feito pelo governador Rui Costa (PT) foi debatido e analisado na manhã desta terça-feira (27), durante reunião conjunta de quatro comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Por 24 votos a 5, a proposta foi aprovada.
O pedido de empréstimo foi debatido pelas comissões de Constituição e Justiça; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. A proposta foi aprovada, com os cinco votos contrários da oposição, e agora vai seguir para o plenário da Casa.
Ainda na tarde desta terça -feira possivelmente seria votado o empréstimo, mas até o momento durante sessão, os deputados não iniciaram o ato.
Deputados da oposição criticaram a aprovação do pedido. O deputado estadual Targino Machado (DEM), líder da oposição, lembra que, em 2013, o governo realizou uma operação de crédito no valor de US$ 45,2 milhões ara aplicar no Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), mesmo objetivo do novo pedido de empréstimo. “Este não é o primeiro empréstimo para o Profisco. O que estamos vendo é o governador endividando a Bahia sem ter condições de pagar. O tamanho do buraco da Bahia é G, e já caminhando para GG”, critica.
O deputado Tiago Correia (PSDB) enfatizou que a oposição é contra pedidos de empréstimos, mas ponderou que, no caso da Bahia, uma nova operação de crédito é “uma irresponsabilidade do governador com as finanças do estado”. “Não somos contra empréstimo. É antecipação de investimento, instrumento importante na gestão pública. Mas não dá para fazer o que Rui vem fazendo, parece que ele sente que não vai fazer sucessor e quer deixar um rombo. Quem vai pagar essa conta é a população”.
Comentários
Outras Notícias
![Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística' [Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237644/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'
10 de Julho de 2025Foto: reprodução/internet
![ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura [ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237643/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura
10 de Julho de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
![Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação [Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237642/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação
10 de Julho de 2025Foto: Tomaz Silva / EBC
![Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação [Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237641/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação
10 de Julho de 2025Foto: Instagram
![BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social [BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237640/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social
09 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades [Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237639/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades
09 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Eduardo Benini
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023