UE: Queimadas na Amazônia podem complicar acordo com Mercosul
05 de Setembro de 2019 -Redação Cabula agora![UE: Queimadas na Amazônia podem complicar acordo com Mercosul [UE: Queimadas na Amazônia podem complicar acordo com Mercosul]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/225742/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A comissária da União Europeia para Comércio, alertou que a postura do governo do Brasil em relação às queimadas na Amazônia pode "complicar" o processo de ratificação do acordo com o Mercosul
A comissária da União Europeia para Comércio, Cecilia Malmstrom, alertou nesta quarta-feira (4), em discurso em Bruxelas, que a postura do governo do Brasil em relação às queimadas na Amazônia pode "complicar" o processo de ratificação do acordo com o Mercosul.
Tida como uma das mais poderosas integrantes da Comissão Europeia, poder Executivo da UE, a sueca disse que o bloco fez questão de inserir cláusulas ambientais em tratados comerciais, como forma de obrigar os países signatários a respeitarem o Acordo de Paris sobre o Clima, firmado em 2015.
"Por isso nosso recente acordo com os quatro Estados do Mercosul é tão importante. Ele vincula esses quatro países à UE no momento em que os EUA deixaram o Acordo de Paris e encorajam outros a fazerem o mesmo", disse Malmstrom, durante evento promovido por um think tank em Bruxelas.
"No entanto, há vezes em que a evidência está bem na frente de nossos olhos. Todos nós vimos os relatórios das últimas semanas sobre os incêndios na Amazônia. Isso é profundamente preocupante, a Amazônia fornece boa parte do oxigênio mundial e precisa ser protegida", acrescentou.
Segundo a comissária de Comércio, o acordo entre União Europeia e Mercosul pode ser parte da solução para o problema. "Mas quero deixar muito claro que esperamos que o Brasil cumpra seus compromissos em termos de desmatamento. Não são apenas palavras vazias. Infelizmente, as coisas parecem ir na direção errada - e se continuar assim, isso pode complicar o processo de ratificação na Europa", alertou.
O Brasil vem sendo pressionado por países europeus por conta do aumento das queimadas na Amazônia, que em agosto atingiram o maior número para o mês desde 2010, com 30,9 mil focos de incêndio.
A pressão é capitaneada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, que já ameaçou não aprovar o acordo com o Mercosul caso o governo Bolsonaro não atue para conter o desmatamento.
Ao assinar o Acordo de Paris, em 2015, o Brasil, ainda sob a gestão de Dilma Rousseff, prometeu eliminar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.
Comentários
Outras Notícias
![Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato [Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238288/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato
26 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março [Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238287/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março
26 de Fevereiro de 2026Foto: Igor Santos/ Secom PMS
![Daniela Mercury confirma dois dias do Bloco Crocodilo no Carnaval de Salvador 2027 [Daniela Mercury confirma dois dias do Bloco Crocodilo no Carnaval de Salvador 2027]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238286/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Daniela Mercury confirma dois dias do Bloco Crocodilo no Carnaval de Salvador 2027
26 de Fevereiro de 2026Foto: Celia Santos
![Jovem ator baiano integra abertura de show de Bad Bunny no Brasil e ganha destaque nas redes [Jovem ator baiano integra abertura de show de Bad Bunny no Brasil e ganha destaque nas redes]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238285/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jovem ator baiano integra abertura de show de Bad Bunny no Brasil e ganha destaque nas redes
26 de Fevereiro de 2026Foto: Instagram
![Bahia entra em alerta para chuvas intensas e Extremo Sul registra risco elevado [Bahia entra em alerta para chuvas intensas e Extremo Sul registra risco elevado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238284/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia entra em alerta para chuvas intensas e Extremo Sul registra risco elevado
25 de Fevereiro de 2026Foto; Reprodução / Inmet
![Representação brasileira no Parlasul aprova acordo Mercosul-União Europeia e votação pode avançar no Congresso [Representação brasileira no Parlasul aprova acordo Mercosul-União Europeia e votação pode avançar no Congresso]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238283/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Representação brasileira no Parlasul aprova acordo Mercosul-União Europeia e votação pode avançar no Congresso
25 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
