8 de Março: SindilimpBA critica falta de políticas para as mulheres e quer frear ultraconservadorismo
28 de Fevereiro de 2020 -Redação Cabula agora![8 de Março: SindilimpBA critica falta de políticas para as mulheres e quer frear ultraconservadorismo [8 de Março: SindilimpBA critica falta de políticas para as mulheres e quer frear ultraconservadorismo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/227743/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A direção do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza da Bahia (SindilimpBA) criticou a falta de políticas para as mulheres no governo Bolsonaro e pede freio para o avanço do ultraconservadorismo no país
De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, neste 8 de Março - Dia Internacional da Mulher – as mulheres não terão o que comemorar. Ela aponta que as ações construídas para atender direitos negados a trabalhadoras rurais e urbanas, por exemplo, foram desmontadas pelo atual governo federal e informa que as maiores afetadas neste processo são mulheres negras e pobres. Angélica defende ainda os protestos contra o governo marcados para o transcorrer do ‘mês das mulheres’ e critica o aumento do número de feminicídios no país, mais de 1.300 mortes em 2019.
“Realmente não temos o que comemorar neste 8 de Março. Mas o Dia Internacional da Mulher é referência de luta e tenho certeza de que as mulheres vão para as ruas cobrar seus direitos de volta. Temos de frear o avanço do ultraconservadorismo que Bolsonaro implantou na Presidência que resulta no aumento de morte no Brasil. Ataca mulheres cotidianamente, ofende indígenas, quilombolas, e povos tradicionais, precisamos acabar com isso. Assim como também ataca os trabalhadores e as instituições democráticas. Nós do SindilimpBA apoiamos as manifestações contra o governo e vamos engrossar as trincheiras para derrotar essa gestão tenebrosa”, dispara Ana Angélica. Ela aponta que o sindicato segue com atendimentos durante todo o ano e com campanhas salariais para garantir direitos de homens e mulheres.
Já o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), representante dos trabalhadores terceirizados e do SindilimpBA, aponta para ações como a redução de 90% dos carros-pipa para o semiárido nordestino, para as reformas trabalhista e da previdência - que afetam diretamente mulheres líderes de famílias. Ele lembra que as terceirizadas em limpeza urbana e asseio e conservação também sofreram com as medidas. Para o edil, o decreto 10.252/2020, publicado no dia 21 de fevereiro por Bolsonaro alterou a estrutura do Incra e acabou sepultado políticas que atendiam diretamente mulheres. O petista critica a falta de liderança do governo e o descaso que as trabalhadoras rurais e urbanas são tratadas.
“Acabou com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária [Pronera], uma ação do governo petista que levava educação para o campo e as mulheres eram as maiores beneficiárias. Sem contar que com a reformulação regimental do Incra, zerou outro programa importante, o de Documentação da Trabalhadora Rural. Essa medida era fundamental, pois ajudava as mulheres do campo no acesso a documentos básicos que lhe davam direitos como a licença-maternidade, à gestante e aposentadoria. Não podemos deixar que esse governo desmonte a máquina pública para servir aos seus amigos ricos e latifundiários. O campo e a cidade estão unidos contra Bolsonaro”, finaliza Suíca.
Comentários
Outras Notícias
![Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato [Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238841/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato
19 de Agosto de 2026Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |
![Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas [Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238840/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas
19 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
![Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow [Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238839/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha
![Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026 [Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238838/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
![Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil [Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238837/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
![Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978 [Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238836/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978
19 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
