Política

CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais

29 de Outubro de 2020 - Redação Cabula agora
[CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais]

O comitê também em a intenção d

Uma reunião virtual entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e  a relatora da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, deputada Lídice da Mata, selou um acordo de cooperação mútua entre a Comissão Parlamentar e o Tribunal para enfrentar a desinformação durante as eleições municipais deste ano.   

Técnicos do TSE e da CPMI também participaram da reunião. Ficou decidido que haverá uma troca de informações para municiar o Comitê Estratégico, criado pela Justiça Eleitoral para tornar o pleito municipal de 2020 mais preparado para identificar “Fake News” que circulem em aplicativos de mensagem e redes sociais. O comitê também em a intenção de, uma vez identificadas as informações falsas, esclarecer os eleitores.

Presidente do PSB da Bahia, a deputada Lídice da Mata informou ao presidente Barroso que o partido é uma das legendas que tem pleno interesse em aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

O programa conta com 57 instituições públicas e privadas que se uniram para combater os efeitos negativos das "Fake News" no processo eleitoral de 2020. O Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Senado Federal, a Fundação Getúlio Vargas e o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) são algumas das instituições que participam do acordo, além do Google, Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok.

Comentários

Outras Notícias

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet

[ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]
Saúde

ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura

10 de Julho de 2025

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

[Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]
Saúde

Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação

10 de Julho de 2025

Foto: Tomaz Silva / EBC

[Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]
Fofoca

Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação

10 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]
Economia

BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social

09 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]
Saúde

Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades

09 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Eduardo Benini

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121