Suíca reforça defesa por políticas públicas para comunidade negra em entrevista a norte-americano
11 de Maio de 2022 -Vitor Fernandes (DRT-2430)![Suíca reforça defesa por políticas públicas para comunidade negra em entrevista a norte-americano [Suíca reforça defesa por políticas públicas para comunidade negra em entrevista a norte-americano]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233800/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O bate-papo aconteceu na última terça-feira (10) na capital baiana. Ciente da dificuldade social que o país passa com o governo Bolsonaro, o edil petista não poupou críticas e falou sobre racismo, intolerância religiosa e violência no campo.
Defesa de políticas públicas para a comunidade negra global e maior participação em espaços de poder no Brasil foram alguns dos assuntos destrinchados pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), durante entrevista para uma tese de doutorado do professor Ollie Johnson, da ‘Wayne State University’, unidade de ensino superior da cidade de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos. O bate-papo aconteceu na última terça-feira (10) na capital baiana. Ciente da dificuldade social que o país passa com o governo Bolsonaro, o edil petista não poupou críticas e falou sobre racismo, intolerância religiosa e violência no campo.
“São assuntos que temos de tratar cotidianamente. São os negros que morrem diariamente pelas mãos do estado, que deveria proteger, são os negros que mais morrem por doenças por serem menos assistidos, e são os negros que deveriam ser maioria nos parlamentos e outros espaços de poder por serem maioria”, sintetiza Suíca. Ele também defendeu sua tese de que “nem todo branco é inimigo e nem todo negro é aliado”. Ainda falou da formação política, via SindilimpBA, com a luta sindical, e os impactos sociais sofridos pelo país com o governo Bolsonaro, destacando os projetos de inclusão e de distribuição de renda dos governos Lula e Dilma.
A entrevista durou cerca de três horas e os debates envolveram questões que entrelaçaram as jornadas de Suíca e do professor norte-americano. “Conseguimos tratar sobre a representação política no contexto baiano, as vivências da negritude brasileira e oportunidades políticas para homens e mulheres negras de Salvador”, destaca o edil. Ele ainda agradece ao programa ‘Cor da Bahia’, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e destaca a diretora do PROFA, Paula Barreto, e Ollie Johnson por fazerem parte de seu novo projeto: um livro que abordará o pensamento político negro na Bahia e no Brasil, com questões raciais e de representações políticas.
Comentários
Outras Notícias
![STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes [STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238236/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
11 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26 [Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238235/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26
11 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
![Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília [Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238234/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília
11 de Fevereiro de 2026Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
![Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho [Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238233/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho
11 de Fevereiro de 2026Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias
![Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio [Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238232/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
![Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador [Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238231/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
