Política

Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro tem 55% de rejeição, Ciro 51% e Lula 44%

23 de Agosto de 2022 - Portal M!
[Pesquisa BTG/FSB: Bolsonaro tem 55% de rejeição, Ciro 51% e Lula 44%]

Com relação à pesquisa anterior, divulgada na última segunda-feira (15), Bolsonaro oscilou um pp para cima, pois tinha 54%, Ciro cresceu três pp, pois registrava 48%, e Lula manteve os mesmos 44%. A margem de erro da mostra é de dois pp.

Foi divulgada na manhã desta segunda-feira (22), a Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República encomendada pelo banco BTG Pactual que aponta, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), segue como o mais rejeitado de todos os que disputam o Palácio do Planalto com 55% de rejeição. 

Em sequência, vem o candidato Ciro Gomes (PDT) com 51% e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44%.

Com relação à pesquisa anterior, divulgada na última segunda-feira (15), Bolsonaro oscilou um pp para cima, pois tinha 54%, Ciro cresceu três pp, pois registrava 48%, e Lula manteve os mesmos 44%. A margem de erro da mostra é de dois pp.

No cruzamento de dados da rejeição aos dois candidatos mais bem posicionados, a pesquisa indica que 45% votariam em Lula, mas não em Bolsonaro, 35% votariam em Bolsonaro, mas não em Lula, 9% não votariam nem em Lula e nem em Bolsonaro e 7% não rejeitam nenhum dos dois presidenciáveis.

Combustíveis e inflação

A pesquisa do Instituto FSB também mostra o impacto da redução no preço dos combustíveis, promovido pelo governo federal. Indagados sobre os preços dos combustíveis em comparação a um mês atrás, 72% disseram que os preços estão menores, contra 64% da mostra anterior, divulgada na semana passada. E para 21%, os preços estão mais elevados em comparação ao mês anterior, contra 21% da pesquisa divulgada no dia 15 de agosto.

Para 41% dos entrevistados, o maior responsável por essa redução é o governo federal, 20% dizem que é a Petrobras e 11% os governos estaduais.

Com relação à inflação, a pesquisa BTG/FSB indica que apesar de ainda se manter em níveis elevados, a percepção dos entrevistados é de que ela começa a ceder. Na pesquisa divulgada hoje, 81% disseram que a inflação aumentou, contra 85% da mostra anterior. E para 13%, a inflação vem caindo, contra 9% da semana passada. Os índices divulgados nesta segunda-feira (22) estão fora da margem de erro que é de dois pp.

Na perspectiva para a inflação nos próximos três meses, 35% avaliam que vai cair, mesmo porcentual dos que avaliam que ela vai continuar subindo. Na semana passada, 40% dos entrevistados diziam que a inflação iria continua subindo, contra 31% que diziam que ela iria cair.

A BTG/FSB mostra também que 53% dos entrevistados avaliam que o País está em crise econômica, com dificuldade de superar seus problemas, o mesmo porcentual da pesquisa anterior. Já 36% dizem que apesar da crise econômica, o Brasil está conseguindo superar os problemas, na mostra da semana passada o porcentual era de 35%. E apenas 8% dizem que o País vive um bom momento econômico, o mesmo porcentual da pesquisa do dia 15 de agosto.

A pesquisa foi feita entre sexta-feira (19) e domingo (21), com dois mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de dois pp e está registrada no TSE sob o número BR-00244/2022.

Comentários

Outras Notícias

[Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil]
Brasil

Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil

05 de Maio de 2025

Foto: Agência Senado

[“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações]
Cultura

“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações

05 de Maio de 2025

Foto: Diney Araújo / Divulgação

[Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores Matéria:]
Bahia

Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores Matéria:

05 de Maio de 2025

Foto: Beatriz Rosado/Acorda Cidade

[Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições ]
Brasil

Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições

05 de Maio de 2025

Foto: Lula Marques / EBC

[AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]
Bahia

AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026

29 de Abril de 2025

Foto: Leonardo Rattes / Sesab

[Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]
Saúde

Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem

29 de Abril de 2025

Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121