Lula diz que projeto de lei do aborto era uma ‘carnificina’ contra as mulheres
26 de Junho de 2024 -Redação Cabula agora![Lula diz que projeto de lei do aborto era uma ‘carnificina’ contra as mulheres [Lula diz que projeto de lei do aborto era uma ‘carnificina’ contra as mulheres]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236942/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O presidente afirmou ainda que, como pessoa, é contra a prática, mas como chefe de Estado, entende que o aborto deva ser tratado como uma questão de saúde pública / Foto Ricardo Stucker
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26/6), que o projeto de lei que equipara o aborto – mesmo em situações permitidas pela lei – após a 22ª semana de gestação a homicídio é uma “carnificina” contra as mulheres.
“O que eu acho que aconteceu é que o projeto apresentado não era um projeto, era uma carnificina contra as mulheres, porque, na verdade, ele estava criminalizando a vítima. Estava querendo que a vítima pegasse tempo de cadeia maior do que o estuprador. Ainda bem, ainda bem que a sociedade se manifestou, graças a Deus, ainda bem que as mulheres estão indo para rua”, disse Lula em entrevista ao portal UOL.
O presidente afirmou ainda que, como pessoa, é contra a prática, mas como chefe de Estado, entende que o aborto deva ser tratado como uma questão de saúde pública. O presidente da República trouxe aspectos sociais acerca do tema.
Eu, Lula pai, sou contra aborto. Mas como Chefe de Estado, eu tenho que tratá-lo como questão de saúde pública, porque uma madame que vai fazer um aborto, ela vai na clínica mais cara do mundo e ninguém nem sabe, enquanto mulher pobre tenta furar o útero com uma agulha de tricô. Eu conheço caso de mulher que pegava fuligem de fogão de lenha para tentar colocar na vagina para abortar. Quer dizer, é insano; então, o Estado tem que cuidar disso”, disse.
Lula lembrou que o debate sobre a interrupção da gestação é antigo e que ele defende que trate o tema como uma questão de saúde pública desde 1982.
Comentários
Outras Notícias
![Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral  [Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral ]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237990/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
![Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo [Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237989/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
![Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador [Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237988/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador
31 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Internet
![INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida [INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237987/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida
29 de Outubro de 2025Foto: Agência GOV
![Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022 [Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237986/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
![Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia [Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237985/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia
29 de Outubro de 2025Foto: Ilustrativa / FreePik
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
