"A gente precisa sair desse luto e ir para a luta", diz Macaé Evaristo
10 de Setembro de 2024 -Redação Cabula agora
Nova ministra dos Direitos Humano deve assumir pasta na próxima semana / Foto Ricardo Stucker
Depois de ser anunciada como a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) disse nesta segunda-feira (9) que tem como prioridades de sua gestão enfrentar a violência sexual contra crianças, garantir direitos das pessoas idosas e da população em situação de rua.
A nomeação oficial no cargo deve ocorrer na semana que vem, mas os trabalhos já começaram hoje com uma primeira visita ao ministério. Macaé Evaristo fez uma breve reunião para conhecer os secretários, preparar um primeiro diagnóstico da pasta e estabelecer as urgências.
Enfrentamento da violência sexual contra crianças, a pauta da população de rua, das pessoas idosas: esse ministério tem políticas que são muito importantes. A gente precisa sair desse luto e ir para a luta. Tem muito trabalho a fazer”, disse Evaristo, na primeira fala à imprensa após o anúncio.
Enquanto não assume a pasta oficialmente, Macaé Evaristo vai alternar entre Brasília e Minas Gerais. Ela está se licenciando do cargo de deputada estadual, mas ainda precisa cumprir alguns compromissos do mandato. Ela vai assumir o ministério depois da saída de Silvio Almeida, demitido na última sexta-feira (6) em meio a denúncias de assédio sexual.
Denúncias
A ministra falou sobre o convite recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sobre a necessidade de investigar as acusações contra o antigo ministro.
“A conversa com o presidente Lula foi bastante tranquila. O presidente Lula conhece o meu trabalho e a grande questão dele é que a gente possa fortalecer as políticas desse ministério, que são muito importantes para o conjunto da sociedade. E, quanto às denúncias, é muito importante que os responsáveis façam as apurações devidas e é isso que a gente está aqui encaminhando”, disse.
Estamos aqui nessa fase de transição, mas que a gente possa fazer todo o procedimento. Eu acho que é preciso garantir direitos das pessoas denunciantes, garantir o amplo e pleno direito de defesa. E algo muito importante, que a gente garanta privacidade e sigilo dos fatos, principalmente daquelas pessoas que serão lesadas”.
Macaé Evaristo também comentou sobre as críticas que a pasta recebeu sobre a demora em retomar trabalhos de memória e reparação, como é o caso da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), retomada no fim de agosto.
“Eu acho que todo mundo tem direito à memória e à verdade. E o nosso país especialmente precisa dar essa resposta, porque se a gente não faz isso de maneira muito clara e transparente, a gente nunca vai avançar do ponto de vista dos dilemas éticos que a gente tem na sociedade brasileira. O direito à memória e à verdade é o que fortalece a democracia. A gente tem que se empenhar. E vamos trabalhar. Não vamos olhar para trás. Vamos olhar para a frente”.
Comentários
Outras Notícias
![Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência [Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238542/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hiran lança “Solução” e transforma ataques em manifesto de resistência
12 de Maio de 2026Foto: Pedro Ommã/ Divulgação
![FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026 [FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238541/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
FIFA estuda shows com Anitta e Katy Perry na abertura da Copa do Mundo de 2026
12 de Maio de 2026Foto: Reprodução/SNL
![Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior [Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238540/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Everton Machado comemora indicação ao Prêmio Grande Otelo e prepara turnê pelo Brasil e exterior
12 de Maio de 2026Foto: Diney Araujo/ Divulgação
![Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana [Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238539/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Jerônimo inaugura centro de ensino e autoriza construção de hospital oncológico em Feira de Santana
12 de Maio de 2026Foto: Divulgação/GOVBA
![Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar” [Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238538/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Diretor do Vitória cobra pagamento do Grêmio por Wagner Leonardo: “Tem que pagar”
11 de Maio de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
![Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial [Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238537/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Globo de Ouro passa a aceitar produções com uso de inteligência artificial
11 de Maio de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
