Política

Especialista alerta para uso de redes sociais e aplicativos de celulares no dia das eleições

04 de Outubro de 2014 -Piatã

Neste domingo, o Brasil vive as eleições mais conectadas às redes sociais de todos os tempos. Desde o início das campanhas, as redes sociais viraram um grande debate e espaço de propaganda eleitoral. Quem fez isso durante esse tempo inteiro deve ter cuidado, nesse dia 5 de outubro, com o que se publica na internet e com o que se manda de mensagem no celular, seja por SMS ou por aplicativos de bate-papo, como WhatsApp.

Segundo o advogado especialista em direito eleitoral Anderson Pomini, nem tudo é permitido de se publicar nas redes no dia das eleições. Apesar de não haver uma lei específica sobre o uso desses sites no Código Eleitoral, Pomini explica que fazer campanha na internet na data da votação pode ser considerado irregular.

— Essa questão de uso das redes sociais, do WhatsApp ou mesmo do envio de torpedos é muito nova e gera muita dúvida. Até a véspera das eleições, é autorizada a manifestação do eleitor em favor do candidato de sua preferência. A dúvida que o pessoal tem é se pode encaminhar mensagens desse tipo no dia das eleições. Eu entendo que não, porque a lei eleitoral proíbe qualquer campanha no dia da votação, com exceção da manifestação individual e silenciosa — explica Pomini.

A manifestação individual e silenciosa à qual o advogado se refere significa que é permitido, por exemplo, que o eleitor saia na rua com um adesivo de seu candidato ou até mesmo com uma camisa identificando a sua preferência. Ele, entretanto, não deve fazer campanha em voz alta ou pedir para alguém votar na pessoa que ele defende. Isso, segundo Pomini, é considerado boca de urna. O advogado explica que a mesma interpretação pode ser feita em relação ao uso de aplicativos de chat para o celular, como o WhatsApp.

— A mesma coisa vale, teoricamente, para o WhatsApp. É claro que é mais difícil de identificar, mas não se deve, por exemplo, dizer “vote em fulano”, no dia da da eleição.

A prática de boca de urna é considerada crime de acordo com a Lei Eleitoral. Consiste em “fazer propaganda eleitoral no dia da eleição pelo uso de alto falante e amplificadores de som, promoção de comícios ou carreatas, além da distribuição de material de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos, bem como pela prática de aliciamento, coação ou qualquer manifestação tendente a influir na vontade do eleitor”. A pena prevista por lei é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. *Extra Globo.

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Saúde

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Brasil

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias