Política

OPINIÃO:Obscurantismo midiático

24 de Outubro de 2014 -Piatã

Por Rogaciano Medeiros

A irresponsabilidade da Veja, de tentar interferir na vontade popular e no resultado das urnas com notícias mentirosas, apenas realça a mais grave crise da mídia nacional na história recente da República brasileira. Pior até mesmo do que na época da ditadura civil-militar (1964-1985), se considerarmos que naquele período o Brasil vivia um regime de exceção.

O mais grave é hoje, em plena democracia, grande parte da imprensa, principalmente aquela controlada ou que representa as forças de extrema direita, desrespeitar os mais elementares princípios éticos, sejam da ética humana ou profissional da área de comunicação. Vale tudo para alcançar os objetivos econômicos e políticos pretendidos. Há muito que a grande maioria dos veículos de comunicação desprezou a sagrada função de informar e formar.

A eleição presidencial deste ano agravou ainda mais as distorções e aberrações que já vêm ocorrendo na mídia há alguns anos, com graves reflexos e prejuízos para toda a sociedade, sem que nenhuma providência seja tomada. Todo o preconceito, discriminação e ódio de classe que tem predominado na campanha eleitoral, foi gestado, estimulado e espalhado por veículos de comunicação e profissionais irresponsáveis.

Nunca a extrema direita verde e amarela, sempre escabreada, introvertida e sonsa, teve tanta coragem para mostrar a cara. Os demônios e monstros do nazifascismo nacional saíram das trevas para ganhar os holofotes. Claro que encorajados por grande parte da imprensa.

Que a tentativa de golpe da Veja contra a vontade popular, ao querer interferir no resultado das urnas em favor das elites, sirva de lição e a sociedade, de forma séria e equilibrada, abra imediatamente o debate sobre a democratização da mídia, instrumento indispensável ao aprimoramento da democracia e à afirmação da cidadania.

· Rogaciano Medeiros é jornalista

Comentários

Outras Notícias

[Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026]
Esportes

Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026

27 de Março de 2026

Foto: Eva Marie Uzcategui / FIFA

[Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo]
Fofoca

Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo

27 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso”]
Fofoca

Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso”

27 de Março de 2026

Foto: Nadja Kouchi / Acervo TV Cultura

[Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia]
Economia

Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia

27 de Março de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia]
Política

Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia

26 de Março de 2026

Foto: Secretaria de Educação da Bahia/Divulgação

[Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista]
Brasil

Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista

26 de Março de 2026

Foto: TV Globo

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias