Política

CPI do Futebol: Uziel Bueno afirma que deputados retiraram assinaturas por pressão de Zé Neto e Rosemberg

22 de Maio de 2013 -Piatã

Para a CPI ser instalada, era preciso, ao menos, 21 assinaturas, mas com a retirada das assinaturas dos deputados restaram apenas 17.

Foto: A Tarde.Sem assinaturas, CPI foi derrubada pelo presidente da Alba

O que leva parlamentares eleitos pelo povo, e para representar este mesmo povo, assinarem um requerimento para a criação de uma CPI, e menos de oito dias depois retirarem seus nomes? Foi o que aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia. 24 deputados assinaram o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol baiano, proposta pelo deputado Uziel Bueno (PTN), no entanto, sete desistiram e retiraram a assinatura após a Procuradoria Jurídica da casa considerar a Comissão inconstitucional.

Para a CPI ser instalada, era preciso, ao menos, 21 assinaturas, mas a proposta, do deputado Uziel Bueno (PTN), conseguiu reunir apenas 17. Os deputados que retiraram a assinatura foram: Adolfo Menezes (PSD), Maria Luiza (PSD), Ivana Bastos (PSD), Deraldo Damasceno (PSL), Jurandy Oliveira (PRP), Pastor Sargento Isidoro (PSB) e Sildevan Nóbrega (PRB).

O que chama à atenção, é que o parecer da Procuradoria Jurídica da casa não seguiu a indicação da OAB, que recomendou, na segunda-feira, 20, a instalação do inquérito por considerá-lo constitucional. A proposta da CPI era investigar a utilização de dinheiro público no futebol baiano.

Deputado Uziel Bueno

O portal Bahia No Ar entrou em contato com o deputado que propôs a CPI. Uziel Bueno disse estar envergonhado com a posição dos colegas da casa, que segundo ele, retiraram os nomes por exigência dos deputados governistas Zé Neto e Rosemberg. “Ficou claro através dos depoimentos de Deraldo e Isidório, que os deputados governistas, Zé Neto e Rosemberg, exigiram a retirada das assinaturas. É um desrespeito aos torcedores da Bahia que clamavam por transparência no futebol do nosso estado. Não sei como eles chegaram em suas casas e olharam para a família, eu tenho vergonha por eles!”, declarou o parlamentar.

Na oportunidade, Uziel enfatizou que continuará na luta por mais transparência no futebol baiano. “Minha parte eu fiz, a OAB e o Supremo Tribunal de Justiça desportiva deram o parecer favorável. Eu continuarei lutando por moralidade e transparência no futebol”, finalizou.

A nossa redação entrou em contato com o gabinete do deputado Deraldo Damasceno, mas no momento o parlamentar participava de uma sessão na ALBA. Já o Pastor Sargento Isidoro, segundo informou o gabinete, não estava na ALBA.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades]
Política

Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades

02 de Janeiro de 2026

Foto: Ascom Luiz Carlos Suíca

[Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia]
Justiça

Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Portal Alerta

[Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026]
Mundo

Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Vatican News

[Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios]
Política

Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Rede Globo

[Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público]
Bahia

Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Alagonews

[Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”]
Bahia

Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”

30 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias