Audiência na Alba critica exploração da miséria alheia na imprensa
05 de Maio de 2015 -Piatã
Foi debatida nesta terça-feira (5), em audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), a espetacularização da miséria humana durante a cobertura pela imprensa especializada de fatos violentos, como forma de segurar aaudiência. A temática foi debatida pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT).
Galo criticou o desrespeito aos direitos humanos na Bahia. “A exploração midiática da pobreza e da violência, com o recorte da coisificação e estereotipização das pessoas, como se elas não tivessem uma identidade, uma história e uma família, constitui em uma clara violação dos direitos humanos. Acho que ao trabalhar nessa perspectiva, alguns veículos prestam um desserviço à cidadania e a democracia do nosso país”, afirmou Galo, ao considerar o direito à comunicação como elemento complementar fundamental no processo de formação e emancipação do cidadão.
O professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Giovandro Ferreira, defendeu o fortalecimento do Conselho Estadual de Comunicação e criticou a cobertura desigual da imprensa quando um mesmo assunto tem como personagens centrais jovens da periferia e da classe média. “A imprensa é dura com os fracos, e meiga com os fortes”, sentenciou Ferreira, que estuda o tema há alguns anos e lançou o livro “A Construção da Violência na Televisão e em Jornais Impressos na Bahia”, publicado pela Editora da Ufba. “Em que os meios de comunicação estão ajudando a educar nossas crianças? A transformá-los em cidadãos?”, refletiu.
Outro ponto destacado na audiência foi a cobertura de gênero da mídia, que, segundo a jornalista e professora da Universidade Federal da Bahia, Maíra Kubik, reforça o estigma de sociedade patriarcal no Brasil. Ela criticou à cobertura fragmentada de fatos relacionados à violência contra mulher. “Há uma distorção muito grande no papel da mídia. A gente tem as mulheres, principalmente as pobres e negras, excluídas e coisificadas pela mídia. Os meios de comunicação cumprem um papel de manutenção da hegemonia, essa hegemonia que exclui uma parcela da população”, ressaltou.
Também participaram do debate o presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, deputado Bira Coroa, Eduardo Rodrigues, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Ba, a defensora pública Valmeire Pimentel, Paulo Victor Melo, do Coletivo Intervozes, Enderson Araújo, da Mídia Periférica, representantes da Cipó Comunicação Interativas e estudantes do curso de jornalismo da Unime.
Comentários
Outras Notícias
![Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026 [Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238385/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fifa é alvo de denúncia na Europa por preços de ingressos da Copa de 2026
27 de Março de 2026Foto: Eva Marie Uzcategui / FIFA
![Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo [Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238384/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ex-BBB Pedro deixa clínica após internação e move ação milionária contra a Globo
27 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso” [Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238383/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Felca descarta entrar na política após repercussão de denúncias: “Nunca pensei nisso”
27 de Março de 2026Foto: Nadja Kouchi / Acervo TV Cultura
![Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia [Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238382/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia
27 de Março de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia [Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238381/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto propõe ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de ensino médio da Bahia
26 de Março de 2026Foto: Secretaria de Educação da Bahia/Divulgação
![Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista [Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238380/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atores são definidos para viver Paulo Gustavo em musical sobre o humorista
26 de Março de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
