OMS convoca comitê de emergência para tratar do vírus Zika
28 de Janeiro de 2016 -Maíra LimaO comitê também deve definir se a epidemia do vírus Zika constitui emergência em saúde pública de importância internacional.
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, anunciou nesta quinta-feira, 28, a criação de um comitê de emergência para tratar do vírus Zika. O grupo deve se reunir na próxima segunda-feira (1º) em Genebra para tratar, entre outros assuntos, do aumento de casos de malformações em bebês e de doenças neurológicas possivelmente associado à infecção.Segundo informações da OMS, o comitê também deve definir se a epidemia do vírus Zika constitui emergência em saúde pública de importância internacional, como aconteceu na recente epidemia de ebola detectada na África Ocidental.Durante sessão realizada em Genebra, Margaret Chan avaliou que a situação do vírus no mundo mudou drasticamente e que o Zika, após ser detectado nas Américas em 2015, se espalha agora de forma explosiva. Até o momento, segundo a diretora-geral, 23 países já reportaram casos da doença.“O nível de alarme é extremamente alto”, disse, em discurso. “A chegada do vírus a algumas localidades foi associada a um grande aumento no nascimento de bebês com cabeças anormalmente pequenas e casos de Síndrome de Guillain-Barré [doença neurológica que provoca fraqueza muscular e paralisia em membros do corpo]”, completou.Ainda de acordo com a diretora-geral da OMS, uma relação causal entre o vírus Zika e casos de malformação congênita e síndromes neurológicas ainda precisa ser estabelecida, mas há uma suspeita muito forte.“As possíveis ligações, apenas recentemente levantadas, rapidamente mudaram o perfil de risco do Zika, de uma leve ameaça a algo de proporções alarmantes. A crescente incidência de microcefalia é particularmente alarmante, já que coloca um fardo de partir o coração sobre famílias e comunidades.”A situação é preocupante, segundo Margaret Chan, por conta de fatores como a ausência de imunidade entre a população; a falta de vacinas, tratamentos específicos e testes de diagnóstico rápido; e a possibilidade de disseminação global da doença, quando considerada a presença do mosquito Aedes aegypti em diversas partes do planeta. O mosquito é o transmissor do vírus.“Além disso, condições associadas aos padrões de clima impostos pelo El Niño este ano devem aumentar a população de mosquito de forma significativa em diversas áreas”, alertou. “O nível de preocupação é alto, como o nível de incerteza. Perguntas não faltam. Precisamos obter algumas respostas rapidamente.”Com informações da Agência Brasil.Comentários
Outras Notícias
![Avaliação genética antes da gravidez ajuda a identificar riscos de doenças hereditárias [Avaliação genética antes da gravidez ajuda a identificar riscos de doenças hereditárias]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238853/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Avaliação genética antes da gravidez ajuda a identificar riscos de doenças hereditárias
26 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Adobe Stock
![Concorrência entre farmacêuticas impulsiona redução nos preços das canetas emagrecedoras [Concorrência entre farmacêuticas impulsiona redução nos preços das canetas emagrecedoras]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238852/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Concorrência entre farmacêuticas impulsiona redução nos preços das canetas emagrecedoras
26 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Anvisa
![Georgina Rodríguez teria adotado legalmente os três filhos mais velhos de Cristiano Ronaldo [Georgina Rodríguez teria adotado legalmente os três filhos mais velhos de Cristiano Ronaldo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238851/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Georgina Rodríguez teria adotado legalmente os três filhos mais velhos de Cristiano Ronaldo
26 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Instagram @georginagio
![Salvador terá interrupções programadas de energia em 46 bairros até 1º de setembro [ Salvador terá interrupções programadas de energia em 46 bairros até 1º de setembro]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238850/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador terá interrupções programadas de energia em 46 bairros até 1º de setembro
26 de Agosto de 2026Foto: Agência Brasil
![Saulo Fernandes e Luciano Calazans retomam parceria no projeto musical “Caminhada” [Saulo Fernandes e Luciano Calazans retomam parceria no projeto musical “Caminhada”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238849/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Saulo Fernandes e Luciano Calazans retomam parceria no projeto musical “Caminhada”
25 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Internet
![Apresentação da turnê “Bye Bye Caju” em Salvador é transferida para dezembro [Apresentação da turnê “Bye Bye Caju” em Salvador é transferida para dezembro]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238848/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Apresentação da turnê “Bye Bye Caju” em Salvador é transferida para dezembro
25 de Agosto de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
