Saúde

Portadora de lúpus, grávida de 6 meses reclama falta de medicação em Camaçari

15 de Dezembro de 2016 -Aline Mendes

Fabiana Andrade dos Santos, de 29 anos, foi informada pela Secretária da Saúde de Camaçari que o medicamento está em falta, por causa da mudança de gestão.

A portadora de lúpus Fabiana Andrade dos Santos, de 29 anos, entrou em contato com o Portal Bahia no Ar, em sua 1ª Edição, nesta quinta-feira (15), para denunciar e fazer um apelo sobre a falta de medicação para o tratamento da doença.Ela diz que não consegue receber o remédio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Camaçari, que devido a mudança de gestão a medicação está em falta e a previsão seria para janeiro de 2017."Queria pedir socorro para as autoridades nos enxergarem porque precisamos dessas medicações. A doença é muito grave, então precisamos de um tratamento adequado", reclama.Fabiana, está grávida de 6 meses e a falta do medicamento, também pode prejudicar a vida do bebê. Fabiana ressalta que a dificuldade é maior porque, devido ao lúpus, não consegue trabalhar, pois devido a doença ela teve Trombose. O diagnóstico, veio também há doze anos."Para a gente que não tem renda nenhuma, comprar o remédio é complicado. Eu sou cadastrada e tenho que continuar recebendo a medicação pelo SUS, dando continuidade ao tratamento, minha médica está muito preocupada. É muito perigoso para mim e para o bebê", ressalta.A jovem acrescenta que precisa de 10 aplicações do medicamento, que dá um total de R$350.00 para cinco dias."Nem tenho como trabalhar e meu marido está desempregado, não temos como comprar, está muito complicado”, acrescenta.Sobre o lúpusO lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido somente como lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em diversos órgãos de forma lenta ou de forma agressiva. A doença provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos, e por estarem em todo o corpo, pode disseminar para qualquer lugar do organismo, tendo consequências mais sérias quando atinge os rins e o sistema neurológico.

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias