Saúde

Vírus influenza H1N1 mata terceira pessoa em Salvador

16 de Maio de 2019 -Redação Cabula agora
[Vírus influenza H1N1 mata terceira pessoa em Salvador]

Salvador teve a sua terceira morte por influenza H1N1 confirmada nesta quinta-feira (16).

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o paciente, que não teve o sexo divulgado, tinha entre 50 e 59 anos.
Ainda de acordo com a pasta, este é o terceiro caso de morte por H1N1 no estado - todas em Salvador. O primeiro óbito foi de uma criança de 10 anos, no dia 29 de março, e o segundo foi menino de três anos, morto no dia 27 de abril.
Em 2019, foram registrados 14 casos da doença, com três mortes. No ano passado, foram 250 notificações e 31 óbitos. Os números são muito maiores que os apresentados em 2017, com apenas dois doentes e nenhum caso fatal.
As mortes
No dia 29 março uma criança de 10 anos, que não teve a identidade revelada, morreu devido a contaminação pelo vírus influenza A H1N1 na Bahia. Já no dia 27 de abril, um menino de 3 anos, morador da região de Itapagipe, foi a segunda vítima fatal da influenza H1N1 em Salvador neste ano.
A vítima não havia sido vacinada na campanha de imunização deste ano, e morreu após ficar sete dias internada num hospital da rede privada da capital baiana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a morte reitera a importância da proteção do grupo prioritário através da dose da vacina.
Vacinação
A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de maio e terá um novo Dia D neste sábado (18). Shoppings e postos de saúde vão oferecer a dose da vacina para o público-alvo da segunda fase da campanha, que abrange idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A dose protege contra o H1N1, H3N2 e uma cepa de Influenza B.
A expectativa é que 262 mil pessoas sejam imunizadas na capital baiana. Na cidade, apenas 54,1% do público-alvo já compareceu aos postos, enquanto, na Bahia, o índice de imunizados é de 52,38%. Em âmbito nacional, houve cobertura de 56% - os dados são desta quarta-feira (15). 
Em Salvador, todos os postos de saúde vão oferecer a imunização. Para atingir um número maior de pessoas, locais como escolas, creches, igrejas, estações de transbordo, supermercados e shoppings centers, além das prefeituras-bairro, também irão distribuir doses da vacina.

Comentários

Outras Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

[Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador]
Economia

Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador

30 de Outubro de 2026

Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |

[Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado]
Política

Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado

30 de Outubro de 2026

Foto: Deezer/ Instagram

[Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura]
Bahia

Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura

30 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento]
Saúde

Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento

30 de Outubro de 2026

Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias