Saúde

Salvador terá dia D de vacinação contra sarampo em 10 de agosto

02 de Agosto de 2019 -Redação Cabula agora
[Salvador terá dia D de vacinação contra sarampo em 10 de agosto]

O dia D estadual é no dia 18 de agosto e acontecerá nos 417 municípios baianos.

Salvador terá mais um dia D de vacinação contra o sarampo em 10 de agosto. Diversos postos da capital estarão abertos das 8h às 17h oferecendo a imunização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A população com idade entre um ano e 49 anos deve comparecer aos postos de saúde munida do cartão de vacina para atualização. Pessoas com esquema vacinal completo não precisam ser revacinadas. A vacina já está disponível na rede básica de saúde, e os soteropolitanos já podem se dirigir aos postos para atualizar a imunização.
Na Bahia, a campanha ocorre já a partir da próxima terça-feira (6), indo até o dia 31 de agosto. O dia D estadual é no dia 18 de agosto e acontecerá nos 417 municípios baianos.

Em 63 cidades que tiveram menos de 50% de cobertura vacinal para poliomielite em crianças menores de 1 ano, a campanha iniciou no último dia 20 de julho. A vacina também é para pessoas acima de um ano e menor de 49 anos. 
Além da vacinação nos postos de saúde, haverá imunização em diversos pontos das zonas urbanas e rurais com a participação de escolas e creche, vacinação casa a casa e outros lugares de grande circulação.
A Sesab ressalta que a população deve receber duas doses de sarampo na vida e, caso não haja comprovação das duas, a pessoa deve atualizar a imunização. 
Casos
Casos
A Bahia registrou três casos importados de sarampo neste ano. O primeiro foi de uma pessoa que residia em São Paulo e chegou em Porto Seguro em junho e os outros dois casos foram de uma pessoa que veio de São Paulo e uma menor de 12 anos que viajou para a Espanha.
Por conta dos casos, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) alerta para o risco de ocorrência de novos casos associados à importação da doença.
“Todos os municípios devem se manter em alerta para a identificação precoce de casos suspeitos, que se enquadrem na seguinte definição: pessoa com febre e exantema, acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal anterior”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Akemi Chastinet.
Os principais sintomas do sarampo são tosse seca e irritativa, febre alta, coriza, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele e dores no corpo.
"Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro", destacou a Sesab em nota. O sarampo é uma das doenças virais agudas mais contagiosas com potencial para ser extremamente grave.

Comentários

Outras Notícias

[Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués]
Bahia

Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués

06 de Novembro de 2025

Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura

[Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas]
Brasil

Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas

06 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes sociais

[Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões]
Fofoca

Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões

06 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação / Schaefer Yachts

[Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”]
Fofoca

Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”

06 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025]
Saúde

Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025

06 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução

[Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública]
Saúde

Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública

06 de Novembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias