Saúde

Carnaval de Salvador terá testes rápidos contra dengue, zika e chikungunya

20 de Fevereiro de 2020 -Redação Cabula agora
[Carnaval de Salvador terá testes rápidos contra dengue, zika e chikungunya]

Os exames obtém o resultado em até 15 minutos e serão aplicados em pessoas que derem entrada nas unidades com sintomas suspeitos.

Pela primeira vez durante o Carnaval de Salvador, os dez módulos assistenciais da saúde instalados nos circuitos oficiais da festa  disponibilizarão testes rápidos para diagnóstico das arboviroses: dengue, zika e chikungunya. Os exames obtém o resultado em até 15 minutos e serão aplicados em pessoas que derem entrada nas unidades com sintomas suspeitos.

Os pacientes com diagnóstico positivo iniciarão o tratamento no próprio circuito da festa e, caso haja necessidade, serão encaminhados para rede hospitalar de retaguarda para internamento.

“Esta iniciativa contribuirá para o diagnóstico rápido de indivíduos sintomáticos durante o Carnaval e garantirá um tratamento mais eficaz desses pacientes. Possibilitará ainda que os agentes de combate às endemias possam realizar as medidas de contingência de imediato com a eliminação dos mosquitos Aedes nas localidades onde possivelmente o paciente foi infectado, reduzindo a possibilidade de surtos de arboviroses no período da folia”, destacou Olivette Borba, coordenadora do Laboratório Central.

Outra medida que será adotada no Carnaval deste ano será a incorporação da dosagem de troponina, teste de alta sensibilidade capaz de detectar os pacientes com riscos eminentes de infarto agudo de miocárdio (IAM), o que representa agilidade no tratamento adequado.

Comentários

Outras Notícias

[STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador]
Justiça

STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador

20 de Fevereiro de 2026

Foto: Edu Mota / Brasília

[Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana]
Saúde

Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana

20 de Fevereiro de 2026

Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

[Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval]
Saúde

Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval

20 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval]
Saúde

Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval

20 de Fevereiro de 2026

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou um novo caso de Mpox em 2026. A doença, causada por um vírus da mesma família da varíola, teve a infecção registrada fora do município, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.

[“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador]
Bahia

“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias

[Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco]
Esportes

Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco

19 de Fevereiro de 2026

Foto: Matheus Lima/Vasco

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias