Saúde

Terceira etapa de vacinação contra a gripe começa nesta quarta (9)

09 de Junho de 2021 -Secom/ PMS
[Terceira etapa de vacinação contra a gripe começa nesta quarta (9)]

Nesta quarta-feira (9), novos grupos passam a ser incluídos em Salvador pela Prefeitura na terceira e última fase da vacinação contra a Influenza – vírus causador da gripe

Pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais, deficiência permanente, integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviários, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas estão entre o público-alvo.
 
Para receber o imunizante, os cidadãos devem comparecer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a um dos 109 postos fixos ou no drive-thru do Shopping Barra (Avenida Centenário). No caso do drive-thru, o atendimento é exclusivo para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e idosos.
 
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para a baixa adesão à campanha nas etapas anteriores, quando apenas 36% do público alvo – crianças entre seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e idosos com mais de 60 anos -, compareceu aos postos para aplicação do imunizante. A situação causa muita preocupação, principalmente nesse momento de gravidade da pandemia, com as taxas de ocupação de leitos na casa de 80%, como revela o titular da SMS, Leo Prates.
 
“Sabemos que a vacinação é sempre a principal e mais eficaz ação preventiva especialmente para pessoas com maior vulnerabilidade, no caso dos grupos prioritários. Esta é a última fase e o momento para que possamos reverter esses números. Temos a vacina e profissionais esperando para recebê-los, por favor, compareçam”, apela.
 
Covid-19 – Pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo de 14 dias para se vacinarem contra a gripe. O mesmo intervalo deve ser seguido por aqueles que receberam a dose contra a gripe e precisam ser imunizados contra o coronavírus.
 
“Esse prazo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante, independente de qual deles foi aplicado primeiro”, explica a médica infectologista da SMS, Adielma Nizarala.
 

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Comentários

Outras Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

[Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador]
Economia

Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador

30 de Outubro de 2026

Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |

[Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado]
Política

Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado

30 de Outubro de 2026

Foto: Deezer/ Instagram

[Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura]
Bahia

Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura

30 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento]
Saúde

Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento

30 de Outubro de 2026

Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias