Número de testes positivos da Covid-19 na Bahia cai para 24%
05 de Agosto de 2021 -Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia![Número de testes positivos da Covid-19 na Bahia cai para 24% [Número de testes positivos da Covid-19 na Bahia cai para 24%]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/232125/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Avanço da vacinação, além dos exames, tem repercutido na queda das taxas de ocupação dos leitos de UTI
Ainda que a variante Delta esteja em circulação pelo país, a vacinação contra a Covid-19 tem repercutido de maneira favorável nos números da pandemia na Bahia, principalmente com relação ao total de testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen/BA) e que tem apresentado resultado positivo.
Se em alguns momentos deste 2021, a média chegou a ficar próxima de 50%, em um período de 15 dias - entre 20 de julho e 03 de agosto - o índice caiu mais da metade, chegando aos 24%.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a maior porcentagem registrada, neste intervalo de tempo, ocorreu justamente no dia 20 de abril quando 33,04% dos exames liberados tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19.
Por sua vez, a última segunda-feira (2) foi o dia em que a quantidade de resultados positivos foi a menor: 16,25%. Na terça-feira passada (3), o índice ficou em 18,44%.
Para se ter uma ideia da importância desta redução, em maio deste ano, a quantidade média de exames que deram resultado positivo, conforme o Lacen/BA, era superior a 47%, índice que também havia sido registrado em janeiro de 2021. No primeiro mês da pandemia na Bahia, em março de 2020, a média era de 33%.
Leitos de UTI
Número que era o principal indicador para a retomada das atividades economicas na Bahia, a ocupação dos leitos de UTI Adulto, na estado, também vem apresentado recuo expressivo.
Conforme a Sesab, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Bahia está em 49%. Bem distante dos mais de 80% registrados ao longo de parte do primeiro semestre.
Atualmente, com relação a enfermaria adulto, a taxa está em 24%. Por sua vez, os índices referentes aos leitos de UTI e enfermaria pediátrica são os mais altos: 54% e 58%, respectivamente.
No geral, foram confirmados 1.197.413 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Desses, 1.167.471 se recuperaram, mas outros 25.856 perderam a batalha para a doença. Atualmente, a quantidade de casos ativos é de 4.086.
Panorama da vacinação
Com relação às vacinas, quase 6,5 milhões de baianos já receberam pelo menos a primeira dose desde o início da campanha. Com relação a segunda aplicação, esta foi recebida por mais de 2,6 milhões de pessoas na Bahia, segundo a Sesab.
Foto: Robson Valverde/Secom
Comentários
Outras Notícias
![Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem [Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238825/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem
14 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
![Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos [Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238824/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos
14 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
![Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista [Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238823/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista
14 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Quimpack/Los Chefs/Amigos Distribuidora
![Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa [ Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238822/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa
14 de Agosto de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
![Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador [Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238821/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador
13 de Agosto de 2026Foto: Arquivo/Batalha da Torre
![Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência [Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238820/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência
13 de Agosto de 2026Foto: Instagram/TV Globo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
