Saúde

Pulmão é alvo frequente das Metástases

17 de Janeiro de 2025 - Redação Cabula agora
[Pulmão é alvo frequente das Metástases]

Foto: Reprodução / Adobe Stock

Cientistas da Bélgica apresentaram uma descoberta importante sobre o câncer, indicando que a presença do aminoácido aspartato no pulmão pode explicar por que mais da metade dos pacientes com câncer e metástases apresentam esse órgão afetado.

Este estudo é um passo significativo para o entendimento da biologia do câncer e sugere novas direções para o tratamento de doenças metastáticas.

A metástase é a disseminação de células cancerígenas para outras partes do corpo, além do tumor original. Cada tipo de câncer tem preferências por órgãos específicos para a metástase, sendo o pulmão um dos mais afetados, especialmente em casos de cânceres de mama, rim e esôfago.

Os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) afirmam que as células metastáticas possuem uma proteína que age como uma chave, buscando ligantes em outros tecidos. A novidade da pesquisa está na identificação de um mecanismo molecular envolvendo o aspartato, que facilita o espalhamento das células cancerígenas.

O aspartato, normalmente presente em baixas concentrações no sangue, foi encontrado em grandes quantidades nos pulmões de pacientes com metástases, alterando a expressão genética e favorecendo a disseminação do câncer. Essa descoberta abre caminho para novas terapias no tratamento de metástases.

Embora o diagnóstico da metástase tenha avançado, ainda não existem tratamentos definitivos. No entanto, com o apoio de novas pesquisas, há a expectativa de que nos próximos anos surjam tratamentos eficazes.

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Hemp Vegan

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121