Saúde

Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva

12 de Março de 2025 - Redação Cabula agora
[Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]

Foto: Rodrigo Nunes/MS

Entidades médicas apresentaram um parecer à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) defendendo a ampliação da faixa etária para a mamografia de rastreamento. A proposta sugere que o exame seja realizado por todas as mulheres entre 40 e 74 anos, contrariando o protocolo atual, que recomenda a mamografia bienal para mulheres entre 50 e 69 anos.
A recomendação da ANS faz parte do novo programa de valorização de boas práticas para planos de saúde, que passou por consulta pública em dezembro do ano passado. No entanto, a exclusão de mulheres abaixo dos 50 anos gerou protestos de entidades médicas, que argumentam que a detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e reduz a mortalidade.
Após as críticas, a ANS concedeu um prazo de um mês para a apresentação de estudos e evidências científicas que sustentem a ampliação da faixa etária. As entidades médicas alegam que a proposta atual desconsidera a realidade epidemiológica brasileira, onde uma parcela significativa dos casos de câncer de mama é diagnosticada antes dos 50 anos.

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121