Saúde

Casos de picadas de escorpião ultrapassam mil na Bahia em 2025; Vitória da Conquista segue como líder

31 de Março de 2025 - Redação Cabula agora
[Casos de picadas de escorpião ultrapassam mil na Bahia em 2025; Vitória da Conquista segue como líder]

Foto: Reprodução / SMS Setor de Zoonoses e Vetores

O número de ocorrências envolvendo picadas de escorpião continua em alta na Bahia neste ano. De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de mil casos já foram notificados em 2025. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) informou que, em 2024, houve 24.049 registros de acidentes com escorpião, resultando em seis óbitos.

Vitória da Conquista liderou os números no ano passado, com 1.012 casos, seguida por Jequié (555), Feira de Santana (547), Irecê (406) e Seabra (360). A tendência permanece em 2025, com Vitória da Conquista registrando mais de 60 ocorrências só nos primeiros meses do ano.

Os sintomas das picadas variam de dor intensa e inchaço a náusea, vômito e, nos casos mais graves, complicações cardiorrespiratórias. Para prevenção, é essencial manter os ambientes limpos e organizados, vedar frestas em portas e janelas, utilizar repelentes e inspecionar roupas e calçados antes de usá-los. Em caso de acidente, o atendimento médico imediato é fundamental. Lavar o local da picada com água e sabão, manter a calma e aplicar compressas frias ajudam a minimizar os sintomas. Não se deve cortar ou sugar a área afetada.

As principais espécies encontradas no estado incluem o escorpião-amarelo (T. serrulatus), escorpião-marrom (T. bahiensis) e escorpião-amarelo-do-nordeste (T. stigmurus).
 

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Hemp Vegan

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121