Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia
13 de Maio de 2025 -Redação Cabula agora![Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia [Hemoba inicia levantamento inédito para traçar perfil de pacientes com doença falciforme na Bahia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237489/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
A Fundação Hemoba está promovendo um censo estadual para coletar informações detalhadas sobre pessoas diagnosticadas com doença falciforme (DF) na Bahia. Por meio de um formulário disponível no site oficial da instituição (www.hemoba.ba.gov.br), o objetivo é consolidar uma base de dados que ajude a entender a realidade desses pacientes no estado. A iniciativa é liderada pelo Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDFRV/Hemoba), em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
A DF é uma enfermidade hereditária e genética, marcada por deformações nos glóbulos vermelhos, que se tornam enrijecidos e assumem formato de foice, dificultando a oxigenação adequada de órgãos vitais como cérebro, rins e pulmões. A Bahia apresenta o maior número de casos da doença no país: em média, há um caso a cada 650 nascimentos. No Brasil, surgem de 700 a 1.000 novos diagnósticos por ano.
Embora afete majoritariamente a população negra — pretos e pardos —, a doença também pode ocorrer entre pessoas brancas devido à ampla miscigenação existente no país.
Desde junho do ano passado, o censo já identificou 1.144 pacientes provenientes de 246 municípios baianos. Entre esses, 1.045 recebem acompanhamento médico; 698 utilizam medicação contínua; 421 fazem transfusões sanguíneas; 32 usam próteses e 50 apresentam úlceras. A maioria dos participantes se identifica como parda (568) ou preta (495), com idade entre 25 e 59 anos (439). Os locais mais mencionados para atendimento foram o Centro de Referência (493) e a APAE Salvador (175).
Comentários
Outras Notícias
![Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador [Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238813/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador
11 de Agosto de 2026Foto: Acervo pessoal
![Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro [Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238812/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro
11 de Agosto de 2026Foto: Arquivo/Agência Brasil
Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações
11 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Fifa
![Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações [Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238810/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações
11 de Agosto de 2026Foto: Divulgação/Fifa
![Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial [Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238809/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial
11 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/X
![Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA [Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA ]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238808/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA
11 de Agosto de 2026Profissionais de asseio e conservação param as atividades na Uesb de Jequié | FOTO: Divulgação |
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
