Saúde

Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol

14 de Outubro de 2025 -Redação Cabula agora
[Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol]

Foto: Rafael Nascimento/MS

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9) um novo carregamento com 2,5 mil ampolas do medicamento fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol — substância presente em bebidas adulteradas. O remédio reforça o estoque estratégico do SUS e começou a ser distribuído no mesmo dia, com prioridade para o estado de São Paulo, que concentra o maior número de casos.
A entrega inicial contempla também outros estados que registraram ocorrências suspeitas, como Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia. Cerca de mil unidades permanecem armazenadas no Ministério da Saúde para novas demandas emergenciais.
O fornecimento, realizado em parceria com uma empresa japonesa e via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), marca a primeira chegada do fomepizol ao Brasil. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde, Mariângela Simão, o país passa a contar agora com duas alternativas terapêuticas — etanol e fomepizol — para enfrentar casos de intoxicação.
A quantidade enviada a cada estado foi definida conforme dados populacionais do IBGE, garantindo distribuição equilibrada e resposta rápida a emergências toxicológicas.

Comentários

Outras Notícias

[Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral ]
Esportes

Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral

31 de Outubro de 2025

Foto: Wander Roberto/COB

[Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo]
Esportes

Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo

31 de Outubro de 2025

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

[Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador]
Política

Suíca desmente boato de greve na limpeza urbana de Salvador

31 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida]
Economia

INSS alerta: 4 milhões de beneficiários precisam fazer prova de vida

29 de Outubro de 2025

Foto: Agência GOV

[Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022]
Bahia

Bahia ocupa 3º lugar no país em diversidade de povos indígenas, mostra Censo 2022

29 de Outubro de 2025

Foto: Ilustrativa / FreePik

[Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia]
Economia

Projeto quer deixar a CNH mais rápida e até 67% mais barata na Bahia

29 de Outubro de 2025

Foto: Ilustrativa / FreePik

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias