Saúde

Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS

21 de Outubro de 2025 -Redação Cabula agora
[Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS]

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde ampliou o público que tem acesso gratuito à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, mulheres entre 40 e 49 anos podem realizar o exame de rotina mesmo sem sintomas aparentes da doença.
A mudança é considerada um avanço importante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, responsável por cerca de 23% dos casos no país.
De acordo com a mastologista Dra. Fernanda Silveira, a decisão deve reduzir os casos avançados:
“A inclusão dessa faixa etária é uma conquista para a saúde pública. Detectar o câncer ainda no início aumenta as chances de cura e reduz tratamentos agressivos.”
A expansão faz parte de um conjunto de ações preventivas que inclui unidades móveis de atendimento em 22 estados e a ampliação de serviços universitários de saúde da mulher, como os ambulatórios da Afya, que já realizaram mais de 5 mil atendimentos apenas no primeiro semestre de 2025.
Em Salvador, a clínica da Afya dispõe de 40 consultórios voltados à ginecologia e saúde da mulher, todos com atendimento gratuito.
“Temos estrutura e profissionais capacitados, mas ainda há pouca procura. É importante que as mulheres aproveitem esse serviço”, destacou o reitor da instituição.

Comentários

Outras Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

[Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador]
Economia

Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador

30 de Outubro de 2026

Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |

[Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado]
Política

Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado

30 de Outubro de 2026

Foto: Deezer/ Instagram

[Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura]
Bahia

Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura

30 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento]
Saúde

Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento

30 de Outubro de 2026

Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias