Saúde

Perda de olfato pode diminuir a expectativa de vida

03 de Outubro de 2014 -Piatã

O olfato pode ser um indicador de longevidade, revelou uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, publicada nesta quarta-feira no periódico Plos One.

De acordo com os cientistas, um sistema olfativo saudável tem células tronco capazes de se regenerarem. A perda de olfato, então, seria um sinal da diminuição da capacidade do organismo de se reconstruir e um indicativo de problemas mais sérios de saúde.

Estudo — Participaram da pesquisa 3 005 pessoas com idades entre 57 e 85 anos. Foram testadas suas habilidades em identificar cinco cheiros: rosa, couro, laranja, peixe e hortelã-pimenta. Cinco anos depois, os estudiosos repetiram o teste com os mesmos voluntários.

No intervalo dos dois exames, 430 participantes morreram. Desses, 39% erraram todos os odores no primeiro teste, 19% duas ou três vezes e 10% uma vez. Isso significa que as pessoas com os piores desempenhos no primeiro teste apresentaram quatro vezes mais risco de morrer nos cinco anos seguintes do que os indivíduos que tinham melhor olfato.

"Disfunção olfativa é um fator de risco independente para a morte. Ela é mais forte do que várias causas comuns, como insuficiência cardíaca, doença pulmonar e câncer. Por isso, quando a pessoa percebe que teve uma perda nesse sentido, o ideal é ela procurar um médico", disseram os pesquisadores.

Postado por Maíra Lima com informações da Veja Online

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias