Saúde

SFC: saúde capacita profissionais sobre diagnóstico e tratamento do chikungunya

22 de Outubro de 2014 -Piatã

Doença é transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti, e pelo mosquito Aedes Albopictus

Médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde de São Francisco do Conde receberam uma capacitação nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, sobre o chikungunya – doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti e também pelo mosquito Aedes Albopictus. O mosquito da dengue vive por até 45 dias e pode transmitir o vírus também para suas ovas, criando um exército de transmissores da doença.

O curso foi ministrado pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica do município, com a participação de representantes do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. No total, 35 profissionais receberam orientações sobre como proceder em caso de suspeita da doença. Os principais sintomas são febre alta e poliartralgia (dores fortes nas articulações). Os sintomas duram cerca de 10 dias, sendo que as dores nas articulações podem permanecer por meses e até anos.

Os grupos de risco para o chikungunya são os mesmos da dengue: gestantes, recém-nascidos, crianças menores de 2 anos, idosos e portadores de comobidades (termo usado para descrever a ocorrência simultânea de dois ou mais problemas de saúde em um mesmo indivíduo). As principais orientações para a população são: evitar automedicação e o uso de antiinflamatórios, ácido acetilsalicílicos e esteroides. Para prevenção valem as mesmas regras aplicadas à dengue: controle dos mosquitos que transmitem o vírus, evitando água parada, que os insetos usam para se reproduzir.

No ano de 2013, foi registrado o primeiro caso no Brasil e, no ano seguinte, foram registrados 274 casos no município de Feira de Santana e sete em Riachão do Jacuípe. A infecção pelo vírus Chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos, que picam principalmente durante o dia. A febre chikungunya tem sinais que lembram a dengue. Porém, uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imune à doença.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias