Saúde

SFC: saúde capacita profissionais sobre diagnóstico e tratamento do chikungunya

22 de Outubro de 2014 -Piatã

Doença é transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti, e pelo mosquito Aedes Albopictus

Médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde de São Francisco do Conde receberam uma capacitação nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, sobre o chikungunya – doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti e também pelo mosquito Aedes Albopictus. O mosquito da dengue vive por até 45 dias e pode transmitir o vírus também para suas ovas, criando um exército de transmissores da doença.

O curso foi ministrado pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica do município, com a participação de representantes do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. No total, 35 profissionais receberam orientações sobre como proceder em caso de suspeita da doença. Os principais sintomas são febre alta e poliartralgia (dores fortes nas articulações). Os sintomas duram cerca de 10 dias, sendo que as dores nas articulações podem permanecer por meses e até anos.

Os grupos de risco para o chikungunya são os mesmos da dengue: gestantes, recém-nascidos, crianças menores de 2 anos, idosos e portadores de comobidades (termo usado para descrever a ocorrência simultânea de dois ou mais problemas de saúde em um mesmo indivíduo). As principais orientações para a população são: evitar automedicação e o uso de antiinflamatórios, ácido acetilsalicílicos e esteroides. Para prevenção valem as mesmas regras aplicadas à dengue: controle dos mosquitos que transmitem o vírus, evitando água parada, que os insetos usam para se reproduzir.

No ano de 2013, foi registrado o primeiro caso no Brasil e, no ano seguinte, foram registrados 274 casos no município de Feira de Santana e sete em Riachão do Jacuípe. A infecção pelo vírus Chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos, que picam principalmente durante o dia. A febre chikungunya tem sinais que lembram a dengue. Porém, uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imune à doença.

Comentários

Outras Notícias

[Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués]
Bahia

Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués

24 de Março de 2026

Foto: Reprodução/Redes Sociais

[Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026]
Brasil

Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026

24 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento]
Fofoca

Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento

24 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes]
Fofoca

Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes

24 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação]
Brasil

Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação

23 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas]
Esportes

Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas

23 de Março de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias