Anvisa regulariza mais remédios para tratamento de obesidade
04 de Setembro de 2014 -PiatãA endocrinologista Rosana Radominski, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, disse nesta quarta-feira, 03, que a liberação de emagrecedores ampliará a lista de remédios disponíveis nas farmácias e facilitará a identificação do mais adequado para o paciente. Ela explicou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tirou do mercado remédios consolidados, que eram uma opção para obesos que não se davam bem com outros tratamentos.
“Vamos ter mais opções de tratamento para os pacientes, o que é muito bom, principalmente para aqueles de baixo poder aquisitivo. Há pacientes que não se dão bem com os medicamentos tomados como primeira opção e que ficam sem ter um tratamento adequado”, explicou a especialista, acrescentando que os anfetamínicos custam em média entre R$20 e R$25.
Desde 2011, quando a Anvisa proibiu a venda dos anfetamínicos anfepramona, femproporex e mazindol e restringiu a prescrição da sibutramina, as entidades médicas vinham tentando reverter a decisão. Ontem (3), foi aprovado pelo Senado o projeto de decreto legislativo que suspende a resolução da Anvisa. Falta apenas a promulgação do decreto para que os médicos possam voltar a receitar os remédios.
Ao proibir a venda dos anfetamínicos, usados por mais de 30 anos no Brasil, e restringir os remédios à base de sibutramina, a Anvisa argumentou que foi constatada uma baixa eficácia dos medicamentos na perda de peso e riscos à segurança do paciente.
Para o conselheiro do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, o risco está no uso do medicamento sem prescrição médica. “A Anvisa tem que fiscalizar quando os medicamentos são vendidos na farmácia indiscriminadamente. Mas, quando aquele medicamento é prescrito pelo médico, ele vai trazer benefício para o paciente, e a gente não pode tirar essa oportunidade”.
Procurada para reportagem, a Anvisa não se manifestou sobre a decisão do Senado.
Postado por Maíra Lima com informações da Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Filhos de Erasmo Carlos pedem investigação sobre transferências bancárias realizadas após morte do cantor [Filhos de Erasmo Carlos pedem investigação sobre transferências bancárias realizadas após morte do cantor]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238875/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Filhos de Erasmo Carlos pedem investigação sobre transferências bancárias realizadas após morte do cantor
31 de Agosto de 2026Foto: TV Globo
![Salvador não aparece nas primeiras datas da turnê que celebrará os 85 anos de Ney Matogrosso [Salvador não aparece nas primeiras datas da turnê que celebrará os 85 anos de Ney Matogrosso]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238874/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador não aparece nas primeiras datas da turnê que celebrará os 85 anos de Ney Matogrosso
31 de Agosto de 2026Foto: David LaChapelle
![Anvisa autoriza novo medicamento para pacientes com câncer do sistema linfático [Anvisa autoriza novo medicamento para pacientes com câncer do sistema linfático]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238873/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa autoriza novo medicamento para pacientes com câncer do sistema linfático
31 de Agosto de 2026Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
![Novo medicamento contra a insônia com menor potencial de dependência deve chegar ao Brasil ainda este ano [Novo medicamento contra a insônia com menor potencial de dependência deve chegar ao Brasil ainda este ano]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238872/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo medicamento contra a insônia com menor potencial de dependência deve chegar ao Brasil ainda este ano
31 de Agosto de 2026Foto ilustrativa feita com uso de I.A.: Reprodução / Gemini
![Região Sul tem risco de temporal e granizo; outras regiões têm calor [Região Sul tem risco de temporal e granizo; outras regiões têm calor]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238871/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Região Sul tem risco de temporal e granizo; outras regiões têm calor
30 de Agosto de 2026Foto: Agência Brasil

Congresso vota nesta semana fim da escala 6x1 e "taxa das blusinhas"
30 de Agosto de 2026Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
