Saúde

População pode fazer testes rápidos gratuitos da hepatite viral

31 de Julho de 2013 -Piatã

Iniciativa visa conscientizar para diagnóstico precoce da doença.Confira os endereços onde serão realizados exames gratuitos.

Até sexta-feira (2), Salvador sedia a XI Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais e a Semana de Diagnóstico de Hepatites Virais. A ação visa chamar atenção para a doença e a importância do diagnóstico precoce.

Durante a semana, a população pode fazer, gratuitamente, testes rápidos para detecção das hepatites virais, além de HIV e sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Dendezeiros, e no Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Liberdade. Os testes também podem ser feitos no estacionamento externo do Salvador Shopping, em frente ao Hospital Sarah, em um ônibus adaptado.

Além dos testes rápidos, estão previstas uma série de atividades educativas com distribuição de folhetos informativos nos Hospitais Irmã Dulce e Manoel Vitorino, na estação rodoviária e no shopping Pituba Parque Center.

Segundo informações do grupo Vontade de Viver, que organiza a semana, a hepatite a atingiu 2.865 pessoas (incluindo todos os vírus) entre 2008 e 2013, sendo 280 apenas este ano. A doença atua de forma silenciosa e provoca inflamação no fígado que pode levar à morte.

Vacina

A vacinação gratuita contra a hepatite B pode ser feita nos postos de saúde do município, para a população de 0 a 49 anos, além dos grupos classificados como vulneráveis, que são: profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, policiais, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual e pessoas imunocomprometidas.

G1*

Comentários

Outras Notícias

[Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués]
Bahia

Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués

24 de Março de 2026

Foto: Reprodução/Redes Sociais

[Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026]
Brasil

Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026

24 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento]
Fofoca

Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento

24 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes]
Fofoca

Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes

24 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação]
Brasil

Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação

23 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas]
Esportes

Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas

23 de Março de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias