Saúde

Saiba como diminuir 70% de gordura dos pratos típicos da Semana Santa

26 de Março de 2013 -Piatã

Caruru, feijão fradinho, vatapá, moqueca de vários tipos, são delícias de dar água na boca, especialmente quando se trata de Semana Santa na Bahia.

Mas essas comidas também são consideradas vilões da saúde por conter alto teor de gordura. A substituição ou o simples fato de diminuir a quantidade de alguns itens utilizados no preparo podem fazer a diferença na qualidade do prato sem perder o sabor. A combinação dos pratos, seleção dos ingredientes e a forma de preparo são dicas algumas dos nutricionistas.

A coordenadora de nutrição do Hospital São Rafael, Rita Guiomar, afirma que é possível ter um prato tão saboroso quanto saudável.

“Só em diminuir o dendê, colocar menos castanha e retirar o amendoim. Para encorpar mais sabor, basta aumentar a quantidade de temperos como gengibre, alho, tempero verde e cebola”, recomenda a especialista.

Guiomar reforça ainda que o problema não está nos ingredientes, mas no consumo de todos os pratos em uma só refeição. É o excesso que deixa a comida não ideal para o consumo, principalmente para quem já tem problemas de saúde como as dislipidemias.

O cardápio pode ainda ser mais variado e não prejudicial à saúde, de acordo com a nutricionista. “Salada de quiabo com camarões frescos grelhados e azeitonas, substituindo o caruru. Ou mesmo o caruru sem excesso de dendê, castanha, amendoim e condimentos. Bacalhau, peixe ao forno ou ensopado, em vez de moqueca. Feijão fradinho sem acréscimo de condimentos. Usar pão em vez de farinha de trigo para fazer o vatapá. Usar azeite de oliva e urucum para dar cor na moqueca, em vez de dendê”, sugere a nutricionista.

Guiomar garante que com essas adaptações é possível reduzir, de forma significante, a gordura sem deixar a tradição gastronômica de lado. Fonte: Tribuna

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias