Vacinação é a principal aliada contra a caxumba
21 de Agosto de 2015 -Vania SantanaDoença que tirou Neymar dos campos por duas semanas pode ser evitada ainda na infância
Provocada pelo vírus da família paramyxovirus, a caxumba ataca geralmente os jovens na fase da puberdade, podendo causar, se não tratada corretamente, sérios riscos à saúde. Conhecida também como papeira ou parotidite, a doença tem um tempo de incubação de uma a duas semanas e ser transmitida dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas através do contato direto com gotículas de saliva.Umas das principais características é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, deixando essa região mais inchada. A partir da puberdade, a caxumba pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos e nos ovários e levar à esterilidade. Outros sintomas comuns são a febre, calafrios, fadiga, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir.ImunizaçãoA melhor maneira de se livrar da doença é a vacinação, como explica a gerente técnica do Centro de Vacinação Imuniza, empresa do Grupo Leme, Tharita Teixeira. “A vacina tem eficácia alta e para esta doença são aplicadas a tríplice viral (adultos e infantil) ou tetra viral (infantil), compostas por 2 doses com intervalo de 90 dias para crianças e de 30 dias para adultos. Mas, como toda vacina, existe uma pequena chance de o indivíduo vacinado apresentar a doença, porém, caso isso ocorra, ela se manifestará de uma forma mais branda, esclarece.O caso mais recente e de maior repercussão foi o do jogador Neymar, que atua na seleção brasileira e no time do Barcelona. O atleta contraiu o vírus após o retorno das férias e desfalcou a equipe espanhola no início da temporada europeia. Na Bahia, 17 casos já foram registrados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), neste ano. Quinze notificações no município de Dário Meira e dois em Vera Cruz.TratamentoDe acordo com Tharita Teixeira, não existe medicamento para combater a caxumba, portanto, os cuidados devem ser redobrados. “O tratamento consiste em aliviar os sintomas do paciente. É recomendado bastante repouso, ingestão de líquidos, como água, chá ou água de coco, evitando sucos de fruta. Para reduzir o desconforto da garganta, o ideal é fazer gargarejos com água morna e sal e aplicar uma compressa morna sobre o inchaço”, finaliza.Comentários
Outras Notícias
![Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués [Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238372/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Feira de Saúde da Mulher leva atendimentos e serviços a moradoras de Pernambués
24 de Março de 2026Foto: Reprodução/Redes Sociais
![Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026 [Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238371/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Produções brasileiras se destacam entre indicados ao Prêmio Platino 2026
24 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento [Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238370/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atriz Dani Gondim anuncia remissão do câncer após tratamento
24 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes [Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238369/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Filho de Wagner Moura publica foto com o pai e se declara nas redes
24 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação [Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238368/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anitta confirma reunião com Daniel Vorcaro e nega avanço em negociação
23 de Março de 2026Foto: Divulgação
![Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas [Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238367/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Fábio Mota afirma que Vitória procura reforços, mas evita decisões precipitadas
23 de Março de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
