Belfort deixa o UFC 173, e Lyoto pega Weidman pelo cinturão dos médios
28 de Fevereiro de 2014 -PiatãSubstituição acontece horas depois de a Comissão Atlética de Nevada anunciar o banimento do TRT no estado americano

Poucas horas após a Comissão Atlética de Nevada (NSAC) anunciar o banimento do TRT (Tratamento para Reposição de Testosterona) em todos os esportes de luta no estado americano, o brasileiro Vitor Belfort, que faz uso da terapia, anunciou que desistiu de disputar o cinturão dos pesos-médios do UFC contra Chris Weidman no UFC 173. O UFC não demorou a substituí-lo e confirmou ao programa "FOX Sports Live" que o novo desafiante é o também brasileiro Lyoto Machida. O UFC 173 acontece dia 24 de maio, em Las Vegas, no "Memorial Day", feriado americano em homenagem aos soldados mortos em combate.
Durante toda a quinta-feira houve muita discussão sobre qual seria a atitude de Belfort, que alega fazer uso do TRT por questões de saúde, após a decisão da NSAC.
O lutador emitiu um comunicado de poucas linhas ao anunciar a sua decisão:
- A Comissão Atlética de Nevada mudou sua política e não mais licencia lutadores que fazem uso de TRT. Sabendo que outras comissões podem vir a tomar a mesma decisão, vou deixar de fazer o TRT e pretendo competir no MMA sem o tratamento. Dadas as circunstâncias envolvendo a atual norma e a minha próxima luta em maio, decidi não pedir a licença para lutar no estado de Nevada desta vez - declarou Belfort.
A substituição de Belfort por Lyoto seguiu a resolução de Dana White, que já havia anunciado que o lutador baiano radicado no Pará seria o próximo desafiante ao cinturão da categoria após a luta entre Weidman e Belfort.
Vindo de duas vitórias entre os médios, contra Mark Muñoz e Gegard Mousasi, Lyoto Machida pode vir a ser o terceiro atleta a conquistar cinturões do UFC em duas categorias de peso diferentes, já que é ex-campeão dos meio-pesados. Os outros dois lutadores que já foram campeões em duas divisões de peso são BJ Penn (leves e meio-médios) e Randy Couture (meio-pesados e pesados).
- Estou muito feliz por ter conquistado a oportunidade de lutar pelo cinturão dos pesos-médios contra Chris Weidman. Vou treinar muito para esta luta - disse Lyoto Machida ao site "Fox Sports".
Chris Weidman também comentou a mudança de adversário.
- Machida é um luttador muito perigoso, e sabe o que fazer para ser campeão. Ele sempre esteve no meu radar desde sua chegada aos pesos-médios. Estou ansioso para defender o meu cinturão contra ele em maio - afirmou o campeão.
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
UFC 173
24 de maio de 2014, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO
Peso-médio: Chris Weidman x Lyoto Machida
Peso-galo: TJ Dillashaw x Takeya Mizugaki
Peso-leve: Jamie Varner x James Krause
Peso-pena: Doo Ho Choi x Sam Sicilia
Pesos-galos: Chris Holdsworth x Kyung Ho Kang
Comentários
Outras Notícias
![Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia [Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238947/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia
21 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert
![Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso [Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238946/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso
21 de Setembro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
![Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño [Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238945/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño
21 de Setembro de 2026Foto: ©? Fábio Pozzebom/Agência Brasil
![MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos [MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238944/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos
21 de Setembro de 2026Fotos: Ronne Oliveira (Bahia Notícias) / Google Street View
![Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz [Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238943/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz
18 de Setembro de 2026Foto: Reprodução / United Labz
![Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa [ Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238942/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa
18 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / EMS
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
