Vitória e Bahia estão entre os clubes de Série A que mais contrataram
04 de Março de 2013 -Piatã
Caneta aqui não é sinônimo de bola entre as pernas, traço de quem entende do riscado, e sim um símbolo da tinta que os clubes da Série A do Brasileiro já gastaram nesses primeiros meses de 2013. Foram 162 contratações, média de 8 por time e, nesse quesito, Vitória e Cruzeiro só ficam atrás do Criciúma: 15 a 14.
"A gente veio da Série B e tivemos a necessidade de qualificar o time. Temos muitos jogadores da base, vários emprestados. Tudo isso reflete na necessidade de contratar. Fizemos uma boa campanha na Série B, mas agora é outro nível de competição e exigência. A questão é qualificar mesmo", justifica o diretor de futebol do Leão, Raimundo Queiroz.
Diferente de outros anos, o clube aposta em nomes mais conhecidos logo no início da temporada, casos de Escudero e Renato Cajá. O rubro-negro entrou firme no mercado internacional. Metade dos contratados tem os direitos econômicos ligados a clubes do exterior: Cardoso (Alania, da Rússia), Cáceres (Libertad, do Paraguai), Escudero (Boca, da Argentina), Luís Alberto (Braga, de Portugal), Renato Cajá (Kashima, Japão), Biancucchi (Olímpia, Paraguai) e Victor Ramos (Liège, Bélgica).
Uma tendência do mercado. Dos 162 contratados, 44 pertencem a clubes de fora, o que corresponde a 27%. Sinal da força financeira da bola brasileiro no mercado, principalmente o sul-americano. O Bahia também aderiu. Foi à Argentina buscar o meia Rosales, do Independiente. Da China, vieram Obina e Adriano; Sassá foi contratado ao português Paços de Ferreira e emprestado ao Feirense. A proposta era diferente: manter a base de 2012 e apostar em uma ou outra contratação pontual até o Brasileiro. O número já chegou a 11.
"Houve uma antecipação nas contratações, devido à solicitação de Jorginho. Todas as contratações feitas foram pontuais, já que necessitávamos para reforçar o elenco", diz o gestor de futebol Paulo Angioni. Basta ler o ranking de trás para frente e perceber que, salvo exceções, os clubes mais organizados contratam menos, casos do campeão mundial Corinthians, do São Paulo, e do atual campeão brasileiro, Fluminense. Fonte Correio
Comentários
Outras Notícias
![Número de eleitores cresce em mais de 500 mil entre fevereiro e março, aponta TSE [Número de eleitores cresce em mais de 500 mil entre fevereiro e março, aponta TSE]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238420/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Número de eleitores cresce em mais de 500 mil entre fevereiro e março, aponta TSE
07 de Abril de 2026Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE
![Crefito abre investigação após fotógrafa ser internada em UTI em Salvador [Crefito abre investigação após fotógrafa ser internada em UTI em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238419/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Crefito abre investigação após fotógrafa ser internada em UTI em Salvador
07 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Instituto Valeria Vaz
![Musical inspirado no arrocha retorna aos palcos em Salvador após sessões esgotadas [Musical inspirado no arrocha retorna aos palcos em Salvador após sessões esgotadas]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238418/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Musical inspirado no arrocha retorna aos palcos em Salvador após sessões esgotadas
07 de Abril de 2026Foto: Divulgação / Caio Lirio
![Abril no TCA reúne grandes nomes da música e programação diversificada; confira destaques [Abril no TCA reúne grandes nomes da música e programação diversificada; confira destaques]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238417/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Abril no TCA reúne grandes nomes da música e programação diversificada; confira destaques
07 de Abril de 2026Fotos: Pedro Dimitrow | Studiosoficial | Divulgação
![Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série” [Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238416/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”
06 de Abril de 2026Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
![Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada [Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238415/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada
06 de Abril de 2026Foto: Reprodução/@vinijr
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
