Política

PSB se une ao DEM contra pesquisa "Data Nilo"

07 de Agosto de 2014 -Piatã

Para tentar impugnar a pesquisa eleitoral encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa (Alba), deputado Marcelo Nilo (PDT), ao Instituto Bapesb - conhecido no meio político como Data Nilo, o DEM e o PSB se uniram e entraram com representações junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Os partidos afirmam que o questionário é tendencioso por incluir de forma desequilibrada a pergunta de quem o eleitor pretende voltar se soubesse quais as lideranças que os apoiam.

No candidato governista, Rui Costa (PT), os apoios são de ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner. Segundo o presidente regional do DEM, José Carlos Aleluia, é uma “falta de vergonha a insistência com novas manipulações neste questionário da pesquisa deste tal Bapesb, como no caso da questão estimulada com o apoio dos candidatos e uma outra, cuja pergunta só faz referência ao candidato do PT".

O PSB também aponta que as perguntas do questionário "são tendenciosas e poderiam induzir o eleitor a erro, com o favorecimento do candidato do PT, que é apoiado por Marcelo Nilo". O advogado da coligação, Carlos Medrado, afirma que a pergunta tem a finalidade de direcionara resposta do entrevistado.

"O questionário associou o nome de Rui Costa a Lula, Dilma e Wagner. No entanto, quando se refere à candidatura de Lídice, reporta-se, apenas, ao candidato a presidente Eduardo Campos, sem mencionar, por exemplo, a vice Marina Silva", diz. O TRE ainda vai julgar as duas representações.

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Saúde

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Brasil

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias