Política

PT faz meia culpa sobre escolhas de candidatos em SP e BA

08 de Agosto de 2014 -Piatã

Segundo o colunista de política do globo.com, Gerson Camarotti, Integrantes da cúpula petista começam a fazer uma meia culpa com a escolha de alguns candidatos nas disputas estaduais, especialmente em São Paulo, com Alexandre Padilha, e Rui Costa, na Bahia.

Para o colunista, o maior arrependimento é com Padilha, que tem apresentado um desempenho sofrível na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. De forma reservada, há o reconhecimento de dirigentes do PT de que foi um equívoco a decisão do ex-presidente Lula de lançar Padilha, um desconhecido, no estado com o maior colégio eleitoral do país.

“Não dá para lançar um nome novo numa eleição com forte potencial de risco. Mais do que São Paulo, o que está em jogo desta vez é a eleição nacional. Lula tem grande intuição. Foi assim com Dilma, em 2010, e Fernando Haddad, em 2012. Mas dessa vez, foi um erro”, reconheceu um integrante da Executiva Nacional do PT.

Muitos dirigentes ouvidos pelo Blog avaliam que o partido deveria ter lançado o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil), que já largaria com um patamar elevado nas pesquisas, ou mesmo o ministro José Eduardo Cardozo, apesar das restrições pessoais de Lula ao nome do titular da Justiça.

Ainda segundo o colunista, na Bahia aconteceu um movimento semelhante. O governador baiano Jaques Wagner (PT) decidiu bancar a candidatura de Rui Costa, que também é desconhecido pela população. Dirigentes petistas reconhecem que o melhor nome era o do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que já disputou eleição majoritária e tinha uma melhor avaliação.

A direção nacional ficou em alerta depois que pesquisa Ibope mostrou Rui Costa em terceiro lugar na disputa. O temor é que um fraco desempenho do PT na Bahia possa afetar a votação de Dilma no quarto maior colégio eleitoral do país. O tucano Aécio Neves é apoiado no estado pelo ex-governador Paulo Souto (DEM), que lidera as pesquisas na Bahia. Em vários discursos, Jaques Wagner tem afirmado que Dilma vai repetir no estado a melhor votação proporcional do país.

Comentários

Outras Notícias

[Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica]
Bahia

Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica

26 de Junho de 2026

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]

[Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal]
Saúde

Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal

26 de Junho de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS]
Brasil

Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS

26 de Junho de 2026

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

[Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes]
Saúde

Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes

26 de Junho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia]
Bahia

Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia

26 de Junho de 2026

Foto: Divulgação Procon-BA

[Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador]
Bahia

Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador

25 de Junho de 2026

Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias