Política

Duas candidaturas são negadas pelo TRE-BA com base na Lei da Ficha Limpa

20 de Agosto de 2014 -Piatã

Dois pedidos de candidatura foram barrados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com base na Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa: Silvio José Santana Santos, conhecido como Silvio Ataliba (PT), e José Carlos de Jesus Rodrigues (PRB), o Zé Carlos da Pesca (PRB), foram considerados inelegíveis pela norma.

Silvio Ataliba, candidato a Deputado Estadual, e Zé Carlos da Pesca, postulante a Deputado Federal, tiveram suas contas de gestão anteriores reprovadas em votação unânime dos juízes membro na sessão de terça-feira (19).

Ataliba foi prefeito da cidade de Maragogipe por dois mandatos consecutivos, de 2004 a 2012, e suas contas de 2011 foram desaprovadas pela Câmara Municipal. Ele foi acusado de improbidade administrativa por irregularidades nos gastos de licitações. Os recustos teria sido aplicados na compra de lanchas, almoços, doces e outros custos para promoção de eventos pelas secretarias do município. O ex-gestor ainda deixou de assinar a declaração de bens no registro da candidatura.

As contas de Zé Carlos foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) por conta de irregularidades na gestão de recursos estaduais repassados pela Bahia Pesca S/A, através de convênio em 2008, à Federação dos Pescadores do Estado da Bahia (FEPESBA), que na época era administrada por ele. O gestor teria contratado uma empresa arquitetônica a preços superiores aos de concorrentes.

O Tribunal Superior Eleitoral e embargos de declaração no próprio TRE podem recorrer quanto ao indeferimento das candidaturas.

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia]
Política

Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia

21 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

[Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso]
Saúde

Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso

21 de Setembro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño]
Saúde

Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño

21 de Setembro de 2026

Foto: ©? Fábio Pozzebom/Agência Brasil

[MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos]
Justiça

MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos

21 de Setembro de 2026

Fotos: Ronne Oliveira (Bahia Notícias) / Google Street View

[Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz]
Saúde

Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz

18 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / United Labz

[ Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa]
Saúde

Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa

18 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / EMS

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias