Política

Simões Filho: Oposição denuncia e cobra explicações sobre demissões dos garis

24 de Setembro de 2013 -Piatã

Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis

Foto: Facebook.

Uma bomba sacudiu a cidade de Simões Filho no início da tarde desta terça-feira (24), é que durante entrevista ao radialista Roque Santos, pela rádio Baiana FM 89.3, os vereadores de oposição ao governo, Kátia Oliveira (PMDB), Genivaldo Lima (PMDB), Cleide Vieira(PSC) e Dene Canaã (DEM), denunciaram e cobraram explicações sobre as demissões dos garis e o valor pago à empresa que venceu a licitação para cuidar da limpeza pública da cidade.

Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis. “Pasmem, essa empresa receberá quase 1 milhão por mês e contratará apenas 170 garis, sendo que a prefeitura gastava 1milhão e 600 reais para pagar quase 600 garis. Isso precisa ser explicado”, cobrou a vereadora do PMDB, Katia Oliveira.

O governo alega que fez as demissões por conta de um Termo de Ajuste de Conduta- TAC, do Ministério Público, o qual a oposição diz não ter acesso. “Não tivemos acesso ao TAC. Cobramos explicações sobre essa empresa que venceu a licitação e os critérios adotados por ela, pois o povo está sofrendo”, disse Ceide Vieira, que ainda sugeriu que uma audiência pública com a presença do Ministério Público.

Os vereadores ainda contestaram o motivo pelo qual foi liberado um empréstimo aos servidores, já que demissões aconteceriam. “Já que eles sabiam que as demissões estariam para acontecer, não deveriam ter aprovado que os garis tomassem empréstimos. Os garis foram tratados sem nenhum respeito, dormiram empregados e acordaram desempregados”, disparou Kátia.

Para aumentar o desespero da categoria, a empresa informou aos vereadores que dos 170 garis contratados, apenas 30% seriam mulheres. “Os garis da nossa cidade, em sua maioria são mulheres. São elas que levam o sustento para casa, a categoria está desesperada e clama por ajuda. Estamos dispostos a disponibilizar todos os recursos para eles”, disse Genivaldo Lima, que ainda acrescentou: “Esse secretário, que se dizia pai dessa categoria, deixou o povo a ver navios”, referindo-se a Neco Almeida, vice-prefeito e secretário da pasta.

Para o vereador Dene Canaã os garis foram traídos por Neco. “Faltou respeito com a categoria, eles foram traídos por Neco, sim. A categoria foi pega de surpresa com as demissões”, disse.

Os vereadores de oposição informaram ainda que entrarão com um pedido de segurança contra a licitação.

Comentários

Outras Notícias

[Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia]
Política

Campanha de Lula prepara encontro com artistas no Rio e espera Caetano Veloso e Maria Bethânia

21 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

[Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso]
Saúde

Ministério da Saúde estuda oferta de canetas para obesidade no SUS e prevê critérios médicos para acesso

21 de Setembro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño]
Saúde

Bahia prioriza 80 municípios do semiárido em plano de saúde para enfrentar o El Niño

21 de Setembro de 2026

Foto: ©? Fábio Pozzebom/Agência Brasil

[MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos]
Justiça

MP-BA apura suspeita de retaliação em transferência de presos após denúncias de maus-tratos

21 de Setembro de 2026

Fotos: Ronne Oliveira (Bahia Notícias) / Google Street View

[Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz]
Saúde

Anvisa determina apreensão e proíbe venda e uso de produtos da United Labz

18 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução / United Labz

[ Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa]
Saúde

Yluméc, nova caneta de semaglutida da EMS para diabetes tipo 2, recebe registro da Anvisa

18 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação / EMS

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias