Política

Simões Filho: Oposição denuncia e cobra explicações sobre demissões dos garis

24 de Setembro de 2013 -Piatã

Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis

Foto: Facebook.

Uma bomba sacudiu a cidade de Simões Filho no início da tarde desta terça-feira (24), é que durante entrevista ao radialista Roque Santos, pela rádio Baiana FM 89.3, os vereadores de oposição ao governo, Kátia Oliveira (PMDB), Genivaldo Lima (PMDB), Cleide Vieira(PSC) e Dene Canaã (DEM), denunciaram e cobraram explicações sobre as demissões dos garis e o valor pago à empresa que venceu a licitação para cuidar da limpeza pública da cidade.

Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis. “Pasmem, essa empresa receberá quase 1 milhão por mês e contratará apenas 170 garis, sendo que a prefeitura gastava 1milhão e 600 reais para pagar quase 600 garis. Isso precisa ser explicado”, cobrou a vereadora do PMDB, Katia Oliveira.

O governo alega que fez as demissões por conta de um Termo de Ajuste de Conduta- TAC, do Ministério Público, o qual a oposição diz não ter acesso. “Não tivemos acesso ao TAC. Cobramos explicações sobre essa empresa que venceu a licitação e os critérios adotados por ela, pois o povo está sofrendo”, disse Ceide Vieira, que ainda sugeriu que uma audiência pública com a presença do Ministério Público.

Os vereadores ainda contestaram o motivo pelo qual foi liberado um empréstimo aos servidores, já que demissões aconteceriam. “Já que eles sabiam que as demissões estariam para acontecer, não deveriam ter aprovado que os garis tomassem empréstimos. Os garis foram tratados sem nenhum respeito, dormiram empregados e acordaram desempregados”, disparou Kátia.

Para aumentar o desespero da categoria, a empresa informou aos vereadores que dos 170 garis contratados, apenas 30% seriam mulheres. “Os garis da nossa cidade, em sua maioria são mulheres. São elas que levam o sustento para casa, a categoria está desesperada e clama por ajuda. Estamos dispostos a disponibilizar todos os recursos para eles”, disse Genivaldo Lima, que ainda acrescentou: “Esse secretário, que se dizia pai dessa categoria, deixou o povo a ver navios”, referindo-se a Neco Almeida, vice-prefeito e secretário da pasta.

Para o vereador Dene Canaã os garis foram traídos por Neco. “Faltou respeito com a categoria, eles foram traídos por Neco, sim. A categoria foi pega de surpresa com as demissões”, disse.

Os vereadores de oposição informaram ainda que entrarão com um pedido de segurança contra a licitação.

Comentários

Outras Notícias

[França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028]
Esportes

França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028

31 de Março de 2026

Foto: Divulgação / olympics.com

[Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador]
Justiça

Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador

31 de Março de 2026

Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN

[Entidades médicas desmentem suposta “epidemia” de micropênis divulgada nas redes]
Saúde

Entidades médicas desmentem suposta “epidemia” de micropênis divulgada nas redes

31 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Pixabay

[Ministério da Saúde afirma que casos de mpox no Brasil não indicam situação de alerta]
Saúde

Ministério da Saúde afirma que casos de mpox no Brasil não indicam situação de alerta

31 de Março de 2026

Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

[Prefeitura de Salvador convoca e nomeia 89 profissionais para reforçar a saúde pública]
Saúde

Prefeitura de Salvador convoca e nomeia 89 profissionais para reforçar a saúde pública

30 de Março de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Vice do BBB 24, Matteus Amaral entra na política e se filia ao Progressistas]
Fofoca

Vice do BBB 24, Matteus Amaral entra na política e se filia ao Progressistas

30 de Março de 2026

Foto: TV Globo

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias