Câmara aprova fim de salários extras a parlamentares
28 de Fevereiro de 2013 -Piatã
Com um consenso forçado, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o fim do benefício anual do 14º e 15º salário para os parlamentares. A partir de agora, os deputados e senadores só receberão salários extras ao assumir e deixar seus mandatos no Congresso, o que acontece, em regra, a cada quatro anos. A votação acontece numa tentativa do presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de tentar melhorar a imagem da Casa.
O benefício de salários extras para os parlamentares, chamados internamente de ajuda de custo, começou em 1938. Em alguns períodos ocorria o pagamento também quando haviam convocações extraordinárias para trabalho em julho e janeiro, o que levou ao pagamento de até 19 salários em um mesmo ano. Atualmente, o benefício era pago no início e no fim de cada ano.
A proposta aprovada é de autoria da atual ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e foi aprovada pelo Senado em maio do ano passado. Na Câmara, a proposta ficou parada por meses na Comissão de Finanças e Tributação, o que permitiu o pagamento do benefício no final do ano passado e na folha de pagamento deste mês. O fim do 14º e do 15º salários representará uma economia anual de R$ 27,41 milhões para a Câmara e de R$ 4,32 milhões para o Senado nos anos do mandato em que não houver o pagamento. O decreto legislativo precisa ainda ser promulgado e publicado no Diário do Congresso para entrar em vigor.
Deputado com o maior número de mandatos na Casa, e quem mais recebeu o benefício, o presidente Henrique Alves empenhou-se para acelerar a aprovação pressionando os líderes a assinar um requerimento de urgência para o projeto. Na visão dele, a aprovação pode ajudar a aproximar o Congresso da sociedade. "Essa Casa pode ter pecados, pode ter seus equívocos no voto sim ou não, mas a omissão é indesculpável", argumentou Alves ao defender a votação imediata.
Com o consenso imposto, dezenas de parlamentares fizeram questão de discursar em plenário apoiando a medida. "O fim do 14º e 15º salários é uma reverência à sociedade que trabalha no País", disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). "Não é com uma boa agência de publicidade que vamos mudar a imagem dessa Casa, é com posturas como essa", afirmou o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). "Todo mundo passou a vida toda recebendo o 14º e 15º, inclusive eu, mas chegou a hora de acabar", disse o deputado Sílvio Costa (PTB-PE).
O único deputado a se manifestar no microfone contrário ao fim do benefício foi Newton Cardoso (PMDB-MG). "Estão votando com medo da imprensa. É uma deslealdade com os deputados que precisam. Não falo por mim, abri mão. Pago caro para trabalhar aqui". Fonte: A Tarde
Comentários
Outras Notícias
![SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador [SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238163/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador
07 de Janeiro de 2026O acidente ocorreu enquanto o trabalhador exercia suas atividades em um canteiro de obras na via.
![Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista [Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238162/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista
07 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
![Sesab descarta novos casos confirmados de metanol e apura três suspeitas no estado [Sesab descarta novos casos confirmados de metanol e apura três suspeitas no estado]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238161/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab descarta novos casos confirmados de metanol e apura três suspeitas no estado
07 de Janeiro de 2026Foto: Conselho Federal de Química / Divulgação
![Ludmilla confirma o “Fervo da Lud” no Carnaval de Salvador 2026 [Ludmilla confirma o “Fervo da Lud” no Carnaval de Salvador 2026]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238160/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ludmilla confirma o “Fervo da Lud” no Carnaval de Salvador 2026
07 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / Steffania Lima
![Pituaçu volta a receber partidas do Baianão a partir da 2ª rodada [Pituaçu volta a receber partidas do Baianão a partir da 2ª rodada]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238159/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pituaçu volta a receber partidas do Baianão a partir da 2ª rodada
07 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
![Deportações de brasileiros dos EUA quase dobram em 2025 e atingem maior número da série [Deportações de brasileiros dos EUA quase dobram em 2025 e atingem maior número da série]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238157/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Deportações de brasileiros dos EUA quase dobram em 2025 e atingem maior número da série
06 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
