Antonio Imbassahy: controle da mídia é obscurantismo
19 de Março de 2013 - Piatã
Partidos políticos, organizações, entidades, meios de comunicação e cidadãos que acreditam na democracia e estão comprometidos com os direitos e as liberdades individuais e coletivas garantidas pela Constituição do país, em alerta! Explico: no dia 2 de março passado, o diretório nacional do PT-Partido dos Trabalhadores divulgou uma resolução convocando a sua militância em todo o país para iniciar, já, uma campanha de coleta de mais de 1,5 milhão de assinaturas com o objetivo de ‘apresentar ao Congresso um Projeto de Lei de iniciativa popular em favor de um novo marco regulatório das comunicações, tal como proposto pela CUT, pelo Forum Nacional de Democratização da Comunicação e outras entidades’...
Como veremos a seguir, sob o engodo de ‘um novo marco regulatório’, o que o partido do poder busca mais uma vez, de fato, é criar mecanismos ‘legais’ de controle dos veículos e do conteúdo da informação em todo o Brasil. Ou seja, almejam, e já estão a brigar por isso, que representará a volta da inominável censura, a mesma que tanto maculou nossa história e as liberdades individuais nos tempos mais cinzentos da ditadura militar, e que tantas críticas mereceu, de forma contundente, da militância petista.
Não, não estamos a imaginar fantasmas, vendo o que não existe. Observem com atenção o que diz o documento do PT: ‘... O FNDC reivindica que este marco regulatório contenha também mecanismos de controle, pela sociedade, de seu conteúdo e da extrapolação de audiência[...] mecanismos que estimulem e permitam o controle público sobre a programação’... E por aí vão.
Ora, o controle da mídia, dos meios de comunicação é algo antidemocrático, inaceitável e incompatível com o momento em que vivemos. Significa um retrocesso, só explicável como delírio autoritário de mentes retrógradas, regressão a um passado sombrio, que os setores mais avançados e comprometidos com as liberdades democráticas e com a modernidade certamente não deverão aceitar em nenhuma hipótese.
É lamentável e inacreditável que um partido político, que se diz popular e que se apresenta como representante da classe trabalhadora brasileira, tente, dessa forma obstinada, amordaçar a mídia, o pensamento, justo em um instante de intensa disseminação da informação em tempo real, globalizada. Isso já quase nos meados da segunda década de um novo milênio, do século 21, quando se consolida uma das maiores revoluções da história da humanidade, exatamente na área das comunicações, da informação imediata.
Esses arautos do atraso por certo escondem fortes motivos suspeitos por trás de seus abjetos objetivos. O Brasil moderno e democrático, que caminha rumo à transparência, não comporta tais atos de obscurantismo e a sociedade organizada vai lutar contra eles. Não aceitaremos tamanho golpe contra a democracia estabelecida.
* Antonio Imbassahyé deputado federal pelo PSDB
Fonte: Correio
Comentários
Outras Notícias
![Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino [Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237766/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Ogura / Secom
![Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares [Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237765/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda [Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237764/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda
21 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Instagram
![Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica [Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237763/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica
21 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador [Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237762/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador
20 de Agosto de 2025O ex-vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), lamentou a morte do companheiro Everaldo Anunciação, nesta quarta-feira (20), vítima de câncer. Anunciação era ex-presidente estadual do PT e atual vice-presidente nacional da legenda.
![Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador [Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237761/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador
20 de Agosto de 2025Foto: Reprodução/Instagram
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023