Tribunal eleitoral cassa prefeito e vice de Ichu
28 de Janeiro de 2012 -PiatãO novo prefeito será escolhido pelos próprios vereadores até o final do próximo mês de fevereiro.

O prefeito e o vice de Ichu, Carlos Santiago e Renato Adelino, respectivamente, foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob acusação de infrações contra a lei eleitoral brasileira, tais como compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2008, na qual se elegeram. Com a decisão do TRE, o presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Santiago, assume por aproximadamente 30 dias o Poder Executivo da cidade. O novo prefeito será escolhido pelos próprios vereadores até o final do próximo mês de fevereiro. A denúncia foi feita pela coligação “Gente que Decide e Renova”, derrotada no pleito.
Contudo, de acordo com o site AL Notícias, o advogado do prefeito cassado Carlos Santiago já está com pedido de liminar pronto para entregar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão dos efeitos da decisão da corte eleitoral baiana. Dados da União dos Municípios da Bahia (UPB), com base em levantamento no TSE, revelam que a Bahia é o terceiro estado em número de prefeitos cassados de 2008 até este ano.Com 29 gestores punidos pela Justiça Eleitoral, a Bahia fica atrás apenas do campeão Piauí, que tem 50, e de Minas Gerais, com 38. Em todo o território nacional, no mesmo período, o número de cassação de diplomas do Poder Executivo já chega a 274.
Deste total, 38,1% dos casos são de improbidade administrativa e 36,9 % por infrações à lei. Na Bahia, dos 29 casos, 15 gestores foram enquadrados por improbidade e os outros 14 por infrações. E há outros números interessantes. Do total de prefeitos punidos, apenas três perderam seus cargos, de fato, até então. Soma 26 o número de alcaides que continuam no comando de seus respectivos municípios por força de liminares. Informações são da Tribuna.
Comentários
Outras Notícias
![Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade [Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238167/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade
09 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime” [Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238166/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”
09 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor [“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238165/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor
09 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
![Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho [Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238164/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho
09 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Emanuel
![SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador [SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238163/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador
07 de Janeiro de 2026O acidente ocorreu enquanto o trabalhador exercia suas atividades em um canteiro de obras na via.
![Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista [Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238162/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista
07 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
